Coronavírus

Edivaldo anuncia novos leitos e fala sobre lockdown na Região Metropolitana de São Luís

Prefeito confirmou que rede municipal está entrando em colapso e lamentou "situação difícil" causada pela pandemia.

Imirante.com, com informações do G1 Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Edivaldo Holanda Jr, prefeito de São Luís.
Edivaldo Holanda Jr, prefeito de São Luís. (A. Baêta / Agência São Luís)

SÃO LUÍS - Em entrevista ao G1 Maranhão nesta sexta-feira (1º), o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr (PDT), falou sobre o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na capital maranhense, detalhou a situação dos leitos para tratamento da Covid-19 na cidade e comentou a decisão judicial que decretou o lockdown (bloqueio total) na Região Metropolitana. De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde (SES), São Luís já registrou 166 mortes e 2.671 casos de coronavírus, com 6,21% de taxa de letalidade.

Edivaldo Holanda Jr confirmou que estão sendo abertos novos leitos para atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus em unidades mistas, mas ressaltou que a rede municipal está praticamente em colapso, devido ao aumento no número de casos confirmados nos últimos dias.

"Os leitos de UTI estão todos ocupados, e uma boa parte dos leitos clínicos já está chegando perto do estrangulamento. É uma situação difícil que o país passa, com uma doença que se espalha muito rápido e não tem vacina. São cerca de 193 leitos que a prefeitura tem, entre UTI e clínicos. Na semana que vem, vamos transformar a unidade de saúde 24h da zona rural em unidade de atendimento exclusivo à Covid-19 e avançar na maternidade Nazira Assub, para também transformar em unidade de referência. Também já estamos preparando nossas unidades mistas para que possam receber esses pacientes e chegar a mais 120 leitos. Lembrando que continuamos atendendo os serviços de urgência e emergência", afirmou o prefeito.

Além disso, Edivaldo falou sobre o decreto do lockdown na Região Metropolitana de São Luís. O prefeito da capital maranhense lembrou que a decisão vai de encontro com o que governo e prefeitura já estão fazendo, além de defender o trabalho dos especialistas na área da saúde.

"Decisão judicial deve ser cumprida e vem corroborar com muitas ações que o poder público já vem tomando. Os gestores têm defendido a questão do distanciamento social. Sabemos que não há vacina ainda. Quando se fala de distanciamento, é justamente para que o poder público tenha tempo de preparar sua rede de saúde, nenhuma rede estava preparada para receber tantos pacientes ao mesmo tempo", lamentou Edivaldo.

Ainda sobre o lockdown, Edivaldo Holanda Jr disse que a prefeitura ainda espera a publicação do decreto do Governo do Maranhão para montar um plano de ação e fiscalização durante o bloqueio total. As novas medidas devem ser publicadas nesta segunda-feira (4). "Estamos aguardando o governo do estado editar o decreto, que vai listar ali algumas atribuições para as prefeituras, para que possamos então avançar nesse sentido", disse Edivaldo.

Por fim, Edivaldo fez um pedido aos cristãos, para que clamem a Deus pelo fim da pandemia do coronavírus. "Nada acontece sem a permissão Dele e que Ele tenha misericórdia da nossa nação. Que as pessoas orem para que tudo isso possa passar o mais rápido possível", destacou o prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.