SÃO LUÍS - Em boletim divulgado na noite desta terça-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que todos os 112 leitos de UTI exclusivos para tratamento do novo coronavírus em São Luís já estão ocupados. Os leitos clínicos exclusivos para casos de Covid-19 na capital, por sua vez, atingiram 63,67% de ocupação, com 170 dos 267 leitos sendo preenchidos. Os dados se referem aos leitos disponíveis na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia também: Número de mortes pelo novo coronavírus no Maranhão sobe para 166, e casos confirmados chegam a 2.804
Além de confirmar o preenchimento total dos leitos de UTI para tratamento do coronavírus em São Luís, a SES informou que a capital maranhense ultrapassou os 2.000 casos confirmados de Covid-19. O relatório da SES aponta que São Luís tem 2.149 pacientes infectados pelo coronavírus e registra 76,6% de todos os casos da doença no estado.
No interior do Maranhão, a situação também requer atenção, já que o número de leitos ocupados cresce a cada dia. De acordo com a SES, 17,28% dos 67 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 estão ocupados, enquanto os 168 leitos clínicos exclusivos já registram 8,33% de utilização.
Medidas
Com o crescimento no número de casos de coronavírus em São Luís, o Governo do Maranhão está adotando novas medidas. Entre elas, está o aluguel de dois hospitais privados que estavam com funcionamento paralisado: o Hospital Real, com 200 leitos, e o Hospital São José, com 50 leitos. As duas unidades médicas estão passando por adequações para receber os pacientes.
Também em São Luís, a SES alugou o HCI, que se tornou o primeiro hospital exclusivo para combater o coronavírus no Maranhão. Agora, uma nova nova ala do HCI está sendo expandida para receber mais leitos. Além disso, 50 leitos estão sendo construídos no Hospital Nina Rodrigues, e a Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, da Prefeitura, também recebe obras do governo.
No interior, o hospital de Imperatriz vai receber mais equipamentos e leitos, enquanto Açailândia terá um hospital de campanha com 60 leitos, que será usado caso a doença atinja fortemente a cidade.
Em Lago da Pedra, o novo hospital da cidade está sendo concluído, com 50 leitos, que poderão ser usados no combate ao Covid-19. Outro hospital prestes a ser entregue é o de Santa Luzia do Paruá, com 72 leitos, que também poderão receber pacientes contaminados com coronavírus. Já em Caxias, o Hospital Regional vai receber mais 25 leitos.
Saiba Mais
- Quase 19% das pessoas que tiveram Covid-19 têm sintomas persistentes
- Vacinas contra Covid-19 serão enviadas para todo o Brasil até terça-feira (10)
- Boletim indica manutenção de queda de casos de covid-19
- Casos de covid-19 diminuem no Brasil, revela pesquisa da Fiocruz
- Boletim indica aumento de síndromes respiratórias por Covid-19
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.