Coronavírus

Covid-19: auxiliar de enfermagem que fez campanha fique em casa morre em São Luís

Maria Madalena Barbosa tinha 61 anos e estava internada no Hospital Carlos Macieira.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Maria Madalena Barbosa. Foto: Divulgação/Redes Sociais
Maria Madalena Barbosa. Foto: Divulgação/Redes Sociais

SÃO LUÍS - Foi confirmada por meio de uma nota da Junta Interventora do Cofen divulgada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) que a auxiliar de enfermagem Maria Madalena Barbosa Souza, de 61 anos, morreu na madrugada deste domingo (12) por conta de complicações causadas pelo novo coronavírus.

Segundo o Coren, Maria Madalena deu entrada no Hospital Carlos Macieira, após ter sido encaminhada para UPA do Vinhais e pelo Hospital de Cuidados Intensivos (HCI). No Carlos Macieira, Maria Madalena precisou ser entubada, mas faleceu na madrugada de hoje em decorrência da Covid-19, associada à comorbidades já existentes.

A auxiliar de enfermagem trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais e no Hospital Municipal Djalma Marques em São Luís. Ela estava afastada desde o dia 20 de março do trabalho após apresentar sintomas da Covid-19.

Em nota, a Junta Interventora do Cofen no Maranhão expressou condolências aos familiares da paciente e se solidariza com todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Maranhão e do país que trabalham no combate ao novo coronavírus em unidades de saúde.

Maria Madalena Barbosa. Foto: Divulgação/Redes Sociais
Maria Madalena Barbosa. Foto: Divulgação/Redes Sociais

Ao G1 MA, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que lamenta o falecimento da paciente por conta de complicações causadas pelo coronavírus. A SES reforçou que a paciente tinha histórico de comorbidades e estava afastada de suas atividades.

Confira a nota na íntegra

A Junta Interventora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA) vem a público lamentar profundamente o falecimento da auxiliar de enfermagem Maria Madalena Barbosa Souza, de 61 anos de idade, que faleceu na madrugada deste domingo, dia 12, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Maria Madalena trabalhava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais, em São Luís, e também no centro cirúrgico do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), também na cidade. Ela estava afastada dos seus serviços desde o dia 20 de março e teve um agravamento do seu quadro clínico, precisando ser internada.

Na última sexta-feira, dia 10, ela deu entrada no Hospital Carlos Macieira, sendo que ela já havia passado pela UPA do Vinhais e pelo Hospital de Cuidados Intensivos (HCI). No Carlos Macieira, Maria Madalena precisou ser entubada, mas faleceu na madrugada deste domingo em decorrência da Covid-19, associada à comorbidades já existentes.

Neste momento de dor e lamento, a Junta Interventora do Cofen no Coren-MA expressa as mais sinceras condolências aos familiares e amigos da profissional de enfermagem, rogando a Deus que dê aceitação e consolo para todos aqueles que conviveram com a ela nesta vida.

O Conselho também se solidariza e ao mesmo tempo parabeniza todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do Maranhão e do Brasil que estão diuturnamente protagonizando o combate ao novo coronavírus dentro das unidades de saúde. A atuação desses profissionais é de fundamental importância no enfrentamento dessa doença.

Além disso, o Coren-MA reitera a importância de serem seguidas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) do isolamento social enquanto durar a pandemia provocada pelo novo coronavírus. É dessa forma que pode ser feito o efetivo combate à Covid-19 com o intuito de diminuir a quantidade de vítimas da doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.