Em São Luís

SES define quais hospitais vão receber casos suspeitos de coronavírus

A Secretaria também divulgou quais unidades de saúde não receberão pacientes suspeitos da doença.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Após procurarem as unidades, os pacientes passarão por uma triagem médica, sendo transferidos, de acordo com a gravidade do caso.
Após procurarem as unidades, os pacientes passarão por uma triagem médica, sendo transferidos, de acordo com a gravidade do caso. (Foto: Divulgação )

SÃO LUÍS – Em coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira (30), o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, informou que haverá alteração no Sistema Estadual de Saúde do Maranhão para receber os casos suspeitos e confirmados de coronavírus.

Leia também:

Já tem transmissão comunitária da Covid-19 no Maranhão, afirma secretário da SES

Mais de 200 pessoas assintomáticas podem estar com a Covid-19 em todo o Maranhão, diz Flávio Dino

Deputado Aluisio Mendes testa positivo para Covid-19

Criança de um ano é infectada pelo novo coronavírus no Maranhão; casos confirmados continuam em 22

Confirmada primeira morte por Covid-19 no Maranhão

Segundo o secretário, a meta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e agilizar o atendimento dos pacientes e evitara a proliferação da doença. De acordo com Carlos Lula, irão receber pacientes com suspeitas de transmissão por coronavírus somente as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) do Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Vinhais.

Após procurarem as unidades, os pacientes passarão por uma triagem médica, sendo transferidos, de acordo com a gravidade do caso (leve, moderado ou grave), para hospitais destinados ao atendimento dos casos ou serão encaminhados para o isolamento domiciliar.

Saiba como será realizado o atendimento de acordo com a gravidade do caso:

Casos leves: pacientes terão alta e devem receber orientações para ficarem em isolamento domiciliar;

Casos moderados: pacientes serão internados na enfermaria do Hospital Carlos Macieira, Hospital das Clínicas Integradas, Hospital da Mulher, Hospital Universitário Presidente Dutra e Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO);

Casos graves: pacientes serão internados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Carlos Macieira, Hospital das Clínicas Integradas, Hospital da Mulher, Hospital Universitário Presidente Dutra e Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão (HTO).

Ainda segundo Carlos Lula, não vão receber pacientes com suspeita e confirmados para Covid-19 as UPAs do Parque Vitória e Vila Luizão, além dos hospitais municipais Djalma Marques (Socorrão I), Clementino Moura (Socorrão II), Aldenora Belo, o Hospital do Câncer e o Hospital Universitário Materno Infantil. Essas unidades serão 'blindadas' e não vão receber pacientes com suspeita e confirmados para Covid-19. O secretário da SES afirma que essa medida serve para não afogar o sistema estadual e municipal de saúde.

Veja a coletiva de imprensa na íntegra:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.