Enfrentamento à Covid-19

MPT-MA e Justiça do Trabalho destinam recursos para aquisição de respiradores em Imperatriz

Os recursos são provenientes da execução de multa de um acordo judicial que foi descumprido.
Divulgação / MPT-MA24/03/2020 às 09h46
MPT-MA e Justiça do Trabalho destinam recursos para aquisição de respiradores em ImperatrizOs ventiladores de ar médicos são equipamentos que ajudam as pessoas com dificuldades respiratórias, como ocorre com os pacientes que contraem a Covid-19. (Foto: divulgação)

IMPERATRIZ - Em face da pandemia pelo novo coronavírus, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e a Justiça do Trabalho destinaram 210 mil reais para aquisição de três ventiladores de ar médicos, conhecidos como respiradores, para o município de Imperatriz. Os recursos são provenientes da execução de multa de um acordo judicial que foi descumprido.

Segundo a procuradora do MPT-MA em Imperatriz Fernanda Mauri Furlaneto, ela recebeu um pedido da Secretaria Municipal de Saúde para a compra de ventiladores pulmonares, com o objetivo de robustecer as unidades de terapia intensiva da rede municipal no combate ao coronavírus (Convid-19).

“Essa destinação ocorre diante da necessidade de priorizar o setor de saúde municipal na prevenção e tratamento dessa doença que tem assustado a todos”, explica Furlaneto.

Antes da pandemia, os valores seriam destinados à Polícia Rodoviária Federal. No entanto, foi acordado com a PRF de Imperatriz a mudança da destinação a fim de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Imperatriz.

Para que servem respiradores

Os ventiladores de ar médicos são equipamentos que ajudam as pessoas com dificuldades respiratórias, como ocorre com os pacientes que contraem a Covid-19 e apresentam quadros clínicos graves. Esses aparelhos levam o ar por um tubo na traqueia dos pacientes aos pulmões. Sem esse procedimento, os pacientes podem morrer.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.