Preconceito

Produtora cultural relata ter sofrido racismo em restaurante do Centro Histórico

A discriminação partiu de um segurança do restaurante; proprietário nega prática de racismo no local.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
A produtora cultural Carla Coreira registrou boletim de ocorrência após racismo.
A produtora cultural Carla Coreira registrou boletim de ocorrência após racismo. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Um caso de racismo registrado na semana passada em um restaurante, no Centro Histórico de São Luís, repercutiu em redes sociais. A produtora cultural Carla Coreira registrou um boletim de ocorrência contra o Restaurante Flor de Vinagreira.

Carla relatou à polícia que um segurança do restaurante se incomodou com a presença dela no local. Ela havia parado para falar com uns amigos que estavam no estabelecimento, quando foi surpreendida com um ato discriminatório.

Reveja:​ Dia da Consciência Negra: como o racismo se estrutura no Brasil?

“De repente, ele [segurança] olhou para mim, falou com meu amigo e perguntou: 'Dr, ela está atrapalhando em alguma coisa? Eu não tive como responder nada porque fiquei travada”, contou em entrevista à TV Mirante.

Os amigos dela ficaram inconformados com a situação. Um deles, o Secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves, confirmou que houve racismo. Outra amiga, a professora Dulce Ferreira, também testemunhou a discriminação.

Após a repercussão do caso, o dono do restaurante Flor de Vinagreira, Francisco Neto, postou um vídeo no perfil do estabelecimento no Instagram afirmando que as atividades do estabelecimento são pautadas em padrões morais e éticos e nega a ocorrência de práticas de racismo no local. Veja:

A Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai investigar o caso e enviar um relatório ao Ministério Público e à Defensoria Pública do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.