Educa Mais Brasil

Bolsas de estudo de doutorado nos Estados Unidos são ofertadas pela Capes

Auxílio ao pesquisador é de até seis anos, seguindo as normas do cronograma
Educa Mais Brasil07/02/2020 às 12h45
Bolsas de estudo de doutorado nos Estados Unidos são ofertadas pela CapesO edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (3). (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Uma oportunidade de estudar doutorado nos Estados Unidos pode estar mais perto do que você imagina, pois, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o Ministério da Educação (MEC), vai selecionar 20 bolsistas que se enquadrem ao Programa Capes/Fulbright de doutorado. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (3).

Os interessados podem se inscrever até as 17h de 11 de março. Para isso, é preciso se candidatar preenchendo um formulário eletrônico na página do programa. O auxílio ao pesquisador é anual, cerca de US$ 165 mil (aproximadamente R$ 700 mil), mediante avaliação anual para renovação, podendo ser oferecido por um prazo de até seis anos. O início das aulas está previsto para agosto de 2021.

O Programa Capes/Fulbright de doutorado atende as áreas de conhecimento como Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.

Sobre o objetivo do programa

Capes/Fulbright tem o intuito de fortalecer áreas de conhecimento no país, com publicações conjuntas entre pesquisadores nacionais e internacionais.

Visa ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos EUA, fortalecendo a área científica, tecnológica e cultural.

Para conseguir uma bolsa, é preciso atender aos critérios abaixo:

- Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana;

- Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção;

- Ter cursado e possuir diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos;

- Não ter cursado ou cursar doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento;

- Não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.