Coronavírus

Estudante não conseguiu voltar ao Maranhão e está confinada em cidade da China

Atualmente, há cerca de 30 brasileiros na cidade em que a estudante está.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
(Foto: Arquivo Pessoal)

SÃO LUÍS – Uma estudante de doutorado da Universidade de Huazhong, na China, está confinada em seu quarto no campus, desde que se agravou a situação no país em razão do Coronavírus.

O plano de Indira Mara Santos, de 34 anos, era sair de Wuhan para Xangai e, em seguida, voltar ao Brasil para ficar com a família que mora no Maranhão. Porém, tudo a cidade chinesa em que está foi fechada antes que ela conseguisse voltar ao Estado. "Meus pais ficaram arrasados e eu, mais ainda", afirmou em entrevista por telefone à BBC News Brasil.

Leia a reportagem publicada no G1

Segundo Indira, as autoridades chinesas chegaram a chamar de fake news a informação sobre o coronavírus, o que permitiu que muitas pessoas deixassem a província de Wuhan antes do confinamento. A estudante, no entanto, não tinha dado tanta importância até receber mensagens da família preocupada com as notícias que já eram divulgadas pela mídia brasileira.

Veja também:

Veja as respostas para dúvidas mais frequentes sobre o coronavírus

Brasil tem três casos suspeitos de coronavírus, diz ministro da Saúde

Risco do coronavírus é "elevado"; Emap diz que navios são monitorados no Porto do Itaqui

Na cidade em que a estudante está, cerca de 30 brasileiros vivem confinados atualmente. Indira é a representante deles que mantém contato com a embaixada brasileira. O cuidado é redobrado, e há um clima de cooperação neste momento, de acordo com Indira.

"Existe uma tensão natural com a situação. Quando saio, me preocupo; será que coloquei a máscara direito? Será que tá tudo ok? Se tenho que tirar a luva, fico preocupada em lavar as mãos, [a situação] cria uma paranoia", contou. “O medo existe porque não sabemos 100% do que está acontecendo. Então minha preocupação é que da noite para o dia aconteça alguma coisa", concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.