Em São Luís

Livro "Dinâmica Espacial de Manguezais" será lançado neste sábado (23) na Livraria Amei

O trabalho é fruto de projeto de internacionalização para a realização de simulação do aumento do nível do mar na ilha do Maranhão.

Divulgação / IFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h10
A publicação preenche uma lacuna em relação à simulação, por computação, de cenários que antecipam os efeitos da elevação do nível do mar sobre os manguezais.
A publicação preenche uma lacuna em relação à simulação, por computação, de cenários que antecipam os efeitos da elevação do nível do mar sobre os manguezais. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - “Dinâmica Espacial de Manguezais”. Esse é o título do livro organizado pelo professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Monte Castelo André Luís Silva dos Santos, que será lançado neste sábado (23), às 19h, na Amei – Livraria e Espaço Cultural – no São Luís Shopping, na capital do estado.

O trabalho é fruto de projeto de internacionalização para a realização de simulação do aumento do nível do mar na ilha do Maranhão, região Pré-Amazônica, executado pelo IFMA em parceria com École d’Ingénieurs Généraliste en Informatique et Technologies du Numérique (Efrei Paris).

A publicação preenche uma lacuna em relação à simulação, por computação, de cenários que antecipam os efeitos da elevação do nível do mar sobre os manguezais.

Os modelos computacionais, segundo explica o professor André Santos, são dos mais variados possíveis, capazes de processamento, visualização e até simulação de efeitos da natureza.

Um dos modelos apresentados no livro, por exemplo, projeta em 85 anos os efeitos da variação dessa elevação nos manguezais na ilha do Maranhão.

“A elevação do nível do mar é um efeito relacionado às mudanças climáticas e é necessário conhecer a capacidade de resistência dos manguezais para se poder prever e reduzir os danos a esse ecossistema ”, afirma André Santos.

Com o selo da editora paranaense Íthalia, que tem uma década de atuação no mercado editorial, a obra, organizada pelo atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), apresenta resumo das investigações realizadas por André Santos e pelos pesquisadores Hélder Borges (IFMA), Elilson Santos (IFMA), Karla Fook (ITA), Dario Conceição (EFREI), David Silva (Uema) e Denilson Bezerra (UFMA).

Sobre o autor

André Santos é doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo (UFRN), mestre em Engenharia de Eletricidade, com ênfase em Ciência da Computação (UFMA), com Licenciatura em Construção (Cefet-MA). É diretor-presidente da Fapema e professor do IFMA.

Atua como pesquisador em geoprocessamento com ênfase em sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica, banco de dados espaciais, geodésia de precisão e monitoramento costeiro e na área de informática aplicada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.