Perseguição policial

Suspeitos de explodir agências bancárias são baleados em confronto com a polícia

Durante a intensa perseguição, um PM foi atingido por tiro no colete e uma viatura bateu em um poste.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12

SÃO LUÍS - Na madrugada desta terça-feira (18), a Polícia Militar do Maranhão, por meio do Batalhão Tiradentes, prendeu três pessoas na Vila Conceição, região do Altos do Calhau, em São Luís.

 Paulo Roberto Gomes Silva, Gustavo de Jesus Galeno Pinto e Marcos Vinicius Alves Amorim (da esquerda para a direita). / Foto: Divulgação.
Paulo Roberto Gomes Silva, Gustavo de Jesus Galeno Pinto e Marcos Vinicius Alves Amorim (da esquerda para a direita). / Foto: Divulgação.

Os presos foram identificados como: Marcos Vinicius Alves Amorim, 20 anos, morador do bairro do São Francisco; Paulo Roberto Gomes Silva, 35 anos, morador da Vila Conceição; e Gustavo de Jesus Galeno Pinto, 19 anos, que também mora no São Francisco. Segundo a polícia, o trio é suspeito de ser especializado em explosão a caixas eletrônicos.

De acordo com a PM, os militares do Batalhão Tiradentes estavam efetuando rondas pela avenida dos Holandeses, região do Calhau, quando avistaram um veículo Ônix preto de placa QQN-9715.

Carro apreendido. / Foto: Divulgação
Carro apreendido. / Foto: Divulgação

Os ocupantes do veículo, assim que avistaram os militares se aproximando, se evadiram do local e teve início a uma perseguição. Outras equipes da Polícia Militar foram acionadas para dar apoio na capturar do grupo, que havia fugido para a rua da Juçara, na Vila Conceição.

Durante a perseguição, a polícia conseguiu prender um suspeito que trafegava na localidade. Diante da situação, os ocupantes do veículo Ônix reagiram com disparos contra a guarnição, alvejando um dos militares, na região das costas. O tiro pegou no colete do sargento, não conseguindo atingir o PM, porém ele precisou ser hospitalizado devido a dores no corpo, por causa do impacto da bala. O sargento não corre risco de morrer.

Durante a troca de tiros entre a polícia e os criminosos, o suspeito que estava detido conseguiu fugir. Já os três ocupantes do veículo foram alvejados por meio da reação dos policiais, sendo capturados.

Marcos Vinicius Alves Amorim foi baleado na panturrilha esquerda e não corre risco de morte. Já Paulo Roberto Gomes Silva foi atingido com dois disparos, sendo um nas costas e outro na panturrilha esquerda. Ele também não corre risco de morte. E Gustavo de Jesus Galeno Pinto foi alvejado com um disparo na cabeça, mas também não corre risco de morte.

O trio foi sorrido e levado para o Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), no Centro de São Luís. Um dos suspeitos foi encaminhado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), após receber os primeiros socorros. Já os outros dois continuam internados, pois precisaram passar por cirurgia.

O veículo Ônix, usado pelo trio, foi levado para a Seic, sendo que dentro do carro foi encontrada uma pistola Glock, com numeração BGLL 696-PT nº 163634, um carregador com 4 munições intactas e uma quantidade média de dinamite.

Material apreendido. / Foto: Divulgação.
Material apreendido. / Foto: Divulgação.

Segundo a Polícia Civil, o trio é suspeito de realizar ataques contra agências bancárias em São Luís e agora é investigado pela Seic. A princípio, os presos vão responder por disparos em via pública e condução perigosa de veículo.

Acidente

Viatura se chocou em poste. / Foto: Divulgação.
Viatura se chocou em poste. / Foto: Divulgação.

Durante a perseguição aos suspeitos, uma viatura da equipe policial, que havia sido acionada para auxiliar na captura, se chocou contra um poste, deixando os PMs feridos. O acidente aconteceu na avenida Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma, quando a guarnição se dirigia ao local do confronto. A causa do acidente teria sido a pista molhada, que fez o veículo policial, modelo Duster, aquaplanar, capotar e colidir em um poste da rede de iluminação pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.