Nos dias de folia

Trânsito será alterado e frota de ônibus reforçada no Carnaval de São Luís

As ações começam nesta sexta-feira, 1º.

Divulgação / Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Frota de ônibus será reforçada durante o Carnaval. Foto: divulgação
Frota de ônibus será reforçada durante o Carnaval. Foto: divulgação

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), tendo em vista a realização das festividades do Carnaval de São Luís 2019, realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura, realizará ações de disciplinamento, orientação e interdições de vias.

O poder público municipal também reforçará a frota operante do transporte coletivo nos dias de festa. O objetivo é garantir mobilidade urbana e o deslocamento dos foliões com segurança. As ações estão programadas para acontecer no circuito Madre Deus, avenida Beira-Mar e na Passarela do Samba onde haverá pontos de interdição para tráfego de veículos.

O disciplinamento do trânsito vai dispor de várias equipes de fiscalização com motos, viaturas e agentes de trânsito em pontos fixos, ressalta o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros. "Com um total de 260 agentes de trânsito, vamos atuar nos principais circuitos de Carnaval e em alguns pontos de grande movimento da folia também nos bairros, para garantir a segurança viária do folião", enfatizou o secretário.

Nesta temporada carnavalesca, a Prefeitura alerta aos condutores e comunidade em geral, quanto ao valor da vida, aliada ao respeito às leis de trânsito. Obedecer às interdições, a sinalização e as ordens do agente de trânsito, assim como, se caso ingerir bebida alcoólica, não dirigir, são algumas práticas que geram segurança, evitando acidentes.

Mapa de alterações do trânsito de São Luís durante o Carnaval. Foto: divulgação
Mapa de alterações do trânsito de São Luís durante o Carnaval. Foto: divulgação

CIRCUITO MADRE-DEUS

Na Madre Deus a interdição será nas seguintes vias de entorno da Vila Gracinha, Praça da Saudade, Largo do Caroçudo e Beco das Minas; Rua do Passeio (trecho compreendido entre a Rua das Cajazeiras e Praça da Saudade); Rua do Norte (trecho compreendido entre a Avenida do Gavião e a Rua das Cajazeiras); Avenida Rui Barbosa (trecho compreendido entre a Avenida do Gavião e Rua Lúcio Mendonça); Rua São Pantaleão (trecho compreendido entre a Rua das Cajazeiras e Rua Lúcio Mendonça). A interdição será de sexta-feira (1º) a terça (5), das 11h às 3h.

PASSARELA DO SAMBA

A interdição do trânsito na Passarela do Samba, será localizada na Avenida Vitorino Freire e Fonte do Bispo e garantirá a realização do Carnaval de passarela em São Luís. Ocorrerá de sexta-feira (1º) a terça (5), no horário das 17h às 5h e compreenderá da Fonte do Bispo até a Capela de São Pedro (antiga rotatória do Bacanga). Será interditada apenas a via mais próxima da passarela (sentido Bacanga). O desvio será pela Rua das Cajazeiras e Avenida Guaxembuba.

BEIRA-MAR

Na Beira-Mar, a SMTT irá restringir a circulação de veículos, a partir do sábado (2) até a terça-feira de Carnaval (5), a partir das 12h. A interdição ocorrerá em cinco pontos distintos. Na Ponte Bandeira Tribuzzi e Avenida Camboa todos os acessos à Avenida Beira-Mar serão fechados, assim como na Rua Barão de Itapary (acesso à Praça Maria Aragão) e na Rua do Egito com Rua dos Afogados (no acesso à Ponte do São Francisco).

No sentido Beira-Mar pela Praia Grande, a interdição ocorrerá na rampa de acesso ao Palácio dos Leões, e o trânsito será desviado pela Praça Pedro II. No São Francisco, haverá interdição da Avenida Castelo Branco e o trânsito sentido Centro será desviado pela Rua das Paparaúbas seguindo pela Ponte Bandeira Tribuzzi.

TRANSPORTE COLETIVO

Em relação ao transporte coletivo, a SMTT informa que no período de Carnaval 2019 todas as linhas e serviços do Sistema Municipal de Transportes Coletivo deverão operar a partir das 12h do domingo (3) até às 12h de quarta-feira (6) com frota total prevista para os dias de sábado. A frota de apoio dos terminais será mesma prevista para os dias úteis.

A SMTT, considerando a necessidade de manter a oferta de transporte coletivo urbano, durante as comemorações dos eventos que serão realizados no Carnaval 2019, em São Luís, informa que o serviço de ônibus terá alterações nos horários e nos trajetos do Centro da cidade.

Em função do fechamento parcial da avenida Beira-Mar, Anel Viário e Ponte do São Francisco as rotas das linhas de ônibus que passam nesses locais serão alteradas da seguinte forma:

· Linhas que operam pela Ponte do São Francisco destino Terminal da Praia Grande e Centro devem desviar pela Rua das Paparaúbas, Ponte Bandeira Tribuzzi, Camboa, Avenida Venceslau Brás, Deodoro, Rua da Paz, Avenida Magalhães de Almeida, Anel Viário e segue itinerário normal.

· Linhas que operam pela Avenida Getúlio Vargas (Monte Castelo) destino Terminal da Praia Grande devem passar pela Deodoro, Rua da Paz, Avenida Magalhães de Almeida, Anel Viário e segue itinerário normal.

· Linhas que operam pela Ponte Ponte Bandeira Tribuzzi, devem desviar Camboa, Avenida Venceslau Brás, Deodoro, Rua da Paz, Avenida Magalhães de Almeida, Anel Viário e segue itinerário normal.

· Linhas que operam pela Avenida Beira Mar sentido Bacanga/Areinha/Avenida dos Africanos, devem desviar na Fonte do Bispo, Rua das Cajazeiras, Avenida Guaxenduba, Areinha e segue itinerário normal. (devido a interdição na Passarela do Samba).

A SMTT informa ainda que durante o período de Carnaval as equipes de plantão de trânsito e transportes estarão trabalhando 24 horas e solicitações de apoio podem ser acionados por meio do telefone da Central de Operações SMTT: 3214-1123.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.