Saúde

Hospital Universitário de São Luís promove ação social de atendimento vascular

Ação ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro e fará, gratuitamente, a triagem de possíveis doenças vasculares na população
Imirante.com / com informações da assessoria23/09/2017 às 14h13
Hospital Universitário de São Luís promove ação social de atendimento vascularAção também vai orientar sobre formas de prevenção e tratamento das enfermidades vasculares. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA) - Unidade Presidente Dutra, em São Luís (MA), promoverá nos dias 28 e 29 de setembro, das 8 às 18 horas, ação social com o apoio da FQM Farmoquímica, com o intuito de atender a população a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento.

Na ocasião, os médicos farão uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas e orientarão o público quanto aos sinais e sintomas dessas doenças, na intenção de que todos fiquem atentos aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas. Também será realizado o exame Doppler de onda contínua, nos pacientes que apresentarem alguma alteração para doença obstrutiva periférica. Além disso, será aferida a pressão arterial e índice glicêmico nos atendimentos.

O chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do HUUFMA, Dr. Sebastião Brito, destaca a importância do evento para a população maranhense: “A ação é extremamente importante para esclarecer que existe esse tipo de atendimento de alto nível no Maranhão e também conscientizar as pessoas sobre as doenças venosas e arteriais”, destaca.

Na ocasião, serão entregues folhetos com orientações e informações aos pacientes sobre as doenças vasculares. O evento, que terá a contribuição de médicos cirurgiões vasculares e residentes da especialidade, espera atender cerca de 800 pessoas.

Causas das doenças vasculares

Sedentarismo, excessos alimentares, cigarro, diabetes mal controlado, pressão alta e o estresse do dia a dia são exemplos de fatores que podem ser prejudiciais à circulação sanguínea dos indivíduos, com possíveis consequências sérias e até mesmo a amputação dos membros.

Hoje, aproximadamente 30% da população mundial apresentam varizes, alteração funcional da circulação venosa do organismo. Dores, sensação de peso e inchaço nas pernas são alguns dos indícios que podem indicar essa e outras doenças venosas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.