Finalmente

Após repercussão na mídia, idoso consegue transferência para o Hospital Carlos Macieira

Caso ganhou repercussão após a filha dele denunciar a situação na rádio <b>Mirante AM</b>.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
( Foto: Luciano Dias/Imirante.com)

SÃO LUÍS – O idoso João Marinho Nogueira, 77 anos, que sofre de insuficiência cardíaca renal crônica, finalmente conseguiu ser transferido para um leito do Hospital Carlos Macieira. Ele estava internado, em estado grave, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagy desde o dia 11 de julho sem conseguir a transferência, mesmo tendo uma autorização expedida na Justiça.

O caso ganhou repercussão após a filha dele, Roseane Martins, denunciar a situação na rádio Mirante AM. “Eu não consigo tirar ele daqui, e cada vez mais o problema dele vai aumentando. Estou desesperada. Meu pai já teve três paradas cardíacas”, desabafou a filha do idoso em entrevista.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que a autorização, expedida, no dia 11 de julho só foi entregue nesta quinta-feira (16), e que ela foi atendida “prontamente”.

Veja, abaixo, a nota na íntegra.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o juiz proferiu a decisão no dia 11 de julho, mas que só foi comunicada para a SES, entregue por oficial de justiça, nesta quinta-feira (16). A decisão foi cumprida prontamente e o paciente João Marinho Nogueira, neste momento, está no trajeto de transferência da UPA do Araçagy para o Hospital Estadual Dr. Carlos Macieira (HCM).

O estado de saúde do paciente é grave, com quadro renal crônico e indicação de diálise. Está hemodinamicamente estável às custas de medicação e respira sem ajuda de aparelhos.

A SES destaca que está colocando em prática um projeto de expansão de leitos de UTIs na capital, São Luís, principalmente para absorver os pacientes das UPAs com necessidade de internação. Um exemplo é a ampliação de 10 leitos de UTIs no HCM, com previsão de conclusão em 45 dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.