Aviação Civil

Greve de trabalhadores não afeta aeroporto de São Luís

Eles pedem reajuste de 8,5% nos salários e benefícios

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h46
(Biaman Prado / O Estado (arquivo))

SÃO LUÍS - O aeroporto internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, na capital maranhense, segue com as atividades, normalmente, apesar da greve dos aeroviários e aeronautas realizada hoje (22). Não houve nenhum registro de atraso nem cancelamento de voo nesta manhã.

A paralisação dos trabalhadores da aviação tem cancelado e atrasado voos nos três aeroportos de São Paulo: Congonhas, na zona sul da capital, o internacional (Gru-Airport), em Guarulhos, e o de Viracopos, em Campinas. A interrupção dos serviços ocorreu entre as 6h e as 7h de hoje (22) e teve a participação de aeroviários, que trabalham em solo como agentes de atendimento, mecânicos e operadores de equipamentos, e aeronautas, que são pilotos e comissários.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Congonhas registra 12 voos cancelados e 12 atrasados entre os 37 que estavam previstos desde o início da paralisação até as 8h. Viracopos teve quatro cancelamentos entre os dez voos previstos. A assessoria de imprensa do Gru-Airport informou que a Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança durante os protestos. Nesse aeroporto, dez voos tiveram atrasos superiores a 30 minutos, entre as 18 partidas que estavam programadas. Não houve cancelamentos. Há previsão de efeito cascata nesses aeroportos para os próximos voos.

A assembleia dos trabalhadores está marcada para as 15h de hoje. As categorias pedem reajuste de 8,5% nos salários e benefícios, além de reivindicar questões ligadas ao gerenciamento de risco do cansaço dos tripulantes e à segurança de voo.

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, registrou quatro voos cancelados e quatro atrasados, dos 14 previstos até as 7h de hoje (22). O Riogaleão - Aeroporto Internacional Tom Jobim teve dois voos atrasados, dos 14 previstos até o horário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.