Descumprimento

Apesar da proibição, caranguejo-uçá, ainda, é capturado e vendido

Vendedores alegam que precisam vender para sobreviver.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: De Jesus/O Estado)

SÃO LUÍS - Apesar da proibição válida desde o dia 6 deste mês, por meio de Instrução Normativa nº 9 de 2014 (regulamentada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e pelo Ministério do Meio Ambiente), que restringe a captura do caranguejo-uçá, alguns vendedores desrespeitam a determinação e comercializam, livremente, o produto em São Luís. Em alguns restaurantes da orla da capital maranhense, houve elevação de até 10% nos preços dos pratos que oferecem o caranguejo.

No Anel Viário, ao lado do Terminal do Portinho, vendedores comercializam a cambada - com três caranguejos - entre R$ 5 e R$ 7. Questionados por O Estado sobre a proibição, os vendedores alegam que, pela falta de fiscalização e, principalmente, pela procura do crustéceo, é inviável suspender a comercialização do caranguejo. "A gente tem que sobreviver e é daqui que dieu tiro dinheiro o sustento para mim e minha família", disse um dos vendedores, que preferiu não se identificar.

Leia mais na edição desta quinta-feira (8) de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.