Dicas de Saúde

Descubra quais são as dores que não podem ser ignoradas

Sentir uma dor nas costas depois de passar o dia todo em pé ou uma dorzinha no corpo pode até ser normal.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Foto: Reprodução Internet)

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a dor em geral atinge 30% da população mundial. Uma pesquisa feita e Pesquisa e Pós-Graduação do Mercado Farmacêutico (ICTQ), que entrevistou 1.480 pessoas de 12 capitais brasileiras. Uma pesquisa feita Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação do Mercado Farmacêutico (ICTQ), entrevistou 1.480 pessoas de 12 capitais brasileiras e analisou o perfil dos brasileiros quando o assunto é amenizar a dor.32% tem o hábito de aumentar as doses de medicamentos prescritos por médicos com o objetivo de potencializar os efeitos terapêuticos, 72% afirmou que confia na indicação de medicamentos feita pela família, 42,4% confia na indicação de amigos, 17,5% confia na indicação de colegas de trabalho ou estudo e 13,7% confia na indicação de vizinhos (cada entrevistado podia indicar mais de uma opção).

De acordo com Mauricio Mandel (CRM 116095), neurocirurgião formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), algumas dores você não deve ignorar, pois podem indicar algo mais grave. “Na hora da dor alguns fatores precisam ser observados como a intensidade e o tipo de dor. Muitas vezes tomar um medicamento para aliviar uma dor só camufla o problema”, afirma.


O alerta vai para quem acredita que a dor foi ocasionada devido ao uma atividade física intensa. “Se no dia posterior da academia você sentir uma dor forte na coluna pode ser uma resposta do corpo ao exercício, porém, se essa dor persistir é importante procurar ajuda médica”, ressalta o neurocirurgião.
Estima-se que cerca de 80% da população, principalmente as mulheres, tem ou terá dor na coluna em algum momento da vida. “ Se essa dor não for tratada com antecedência ela pode com o tempo se agravar e evoluir para doenças mais graves como uma hérnia de disco”, alerta o Dr.Mauricio Mandel.
Com o tempo, as dor pode até causar desgaste da coluna ou escoliose (desvio para o lado e cifose (desvio para frente).


“Dependendo da causa pode ser necessária uma cirurgia e a mudança de hábitos. Por isso, ao sentir qualquer dor na coluna, não deixe de consultar o médico”, esclarece o médico.


A hérnia de disco é outra doença que preocupa bastante, a dor começa na região lombar, passa pelas nádegas e vai até o membro inferior. “A hérnia de disco acontece quando há um desgaste ou trauma nos discos vertebrais lombares e cervicais, que pressionam as raízes e provocam a dor. Se não for tratada, a dor pode interferir na qualidade de vida do paciente”, comenta o neurocirurgião. A doença pode ser tratada por meio de cirurgias, medicamentos ou fisioterapia.


Uma dor que se espalha pelo corpo também não deve ser menosprezada. Essa dor que muitas pessoas sentem em todo o corpo pode ser consequência da fibromialgia. “Apesar de não ter cura, essa síndrome precisa ser tratada. Geralmente, o paciente com fibromialgia é sensível ao toque, seja num abraço ou até numa simples carícia. A dor também pode piorar devido ao excesso de esforço físico, estresse emocional, infecções, exposição ao frio, sono ruim ou também traumas”, destaca o especialista. Se você notou uma sensibilidade e dor no corpo, procure um médico para que ele faça o diagnóstico correto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.