Para deixar informalidade

Produtores de cachaça deverão ter incentivo; saiba mais

Atualmente, o Maranhão produz 5 milhões de litros de cachaça em 450 alambiques.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Reprodução)

SÃO LUÍS - Dos 5 milhões de litros de cachaça produzidos por 450 alambiques em todo o Estado, a região do Sertão Maranhense responde por 2,6 milhões de litros, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). A atividade, porém, tem na informalidade seu maior gargalo. Há apenas cinco empresas legalizadas fabricando cachaça e tiquira.

A expectativa é de que o setor se fortaleça com o termo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Estado e a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) destinado a desenvolver a produção da cachaça no Estado.

A empresa Holanda e Coelho, instalada no município de Sucupira do Riachão, e que produz a cachaça Vale do Riachão, é uma dessas exceções e foi o primeiro estabelecimento do setor a se formalizar no Maranhão, entre os 300 alambiques existentes no Sertão Maranhense.

Tocada pelos sócios Alberto José Almeida, Erivan Holanda de Carvalho e Luiza Holanda Coelho, a fábrica de cachaça artesanal produz de 5 a 10 mil litros/mês e toda a cana de açúcar utilizada no processo produtivo é plantio próprio, numa área de quatro hectares. O alambique tem adega de envelhecimento que armazena cachaça em barris de carvalho, de amburana e jequitibá.

Leia mais na edição on-line de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.