Símbolo nacional

Comissão da Câmara aprova criação do Dia da Cachaça

Evandro Éboli/ O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

BRASÍLIA - Com o argumento de que o produto é um dos símbolos do povo brasileiro, a Comissão de Educação da Câmara aprovou nesta quarta-feira a criação do Dia Nacional da Cachaça. A data escolhida para se celebrar a pinga é 13 de setembro. Nesse dia, em 1661, ocorreu a "Revolta da Cachaça": produtores de cana-de-açúcar do interior do Rio fizeram uma rebelião para derrubar decreto da Corte Portuguesa que proibira o comércio da cachaça.

Se aprovado no plenário da Câmara e depois no Senado, o texto segue para sanção presidencial.

O autor do projeto é o ruralista Valdir Colatto (PMDB-SC). Ele diz que a luta, hoje, é pelo reconhecimento da cachaça no mercado internacional como bebida exclusivamente brasileira. Segundo o deputado, o Brasil produz atualmente cerca de um bilhão de litros de cachaça por ano, mas menos de 1% é exportado.

O relator do projeto, Reginaldo Lopes (PT-MG), deu parecer favorável, alegando que a cachaça já foi incorporada ao cotidiano de milhares de brasileiros. Para Colatto, a cachaça nunca foi tão falada no exterior:

- A mais brasileira das bebidas está conquistando consumidores na Europa, EUA e até Austrália e Nova Zelândia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.