Enem 2014

Primeiro dia de provas do Enem tem atrasos e engarrafamentos

Muitos candidatos ficaram fora da disputa a uma vaga no ensino superior porque chegaram atrasados ao local de prova.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
(Foto: Flora Dolores / O Estado)

SÃO LUÍS - Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 realizaram ontem (8) o primeiro dia de provas do exame. Eles tiveram quatro horas e meia para responder às 90 questões de ciências humanas e suas tecnologias, e ciências da natureza e suas tecnologias. Muitos candidatos ficaram fora da disputa a uma vaga no ensino superior porque chegaram atrasados ao local de prova. A principal justificativa dos atrasos foram os engarrafamentos. Hoje (9), será realizado o sugundo dia do exame.

Por causa do horário de verão, os portões dos locais de prova foram abertos às 11h e fechados ao meio-dia. Mas desde as 10h muitos candidatos já aguardavam na porta das escolas. Alguns aproveitavam as últimas horas antes do início das provas para revisar o conteúdo das disciplinas, como Rayla Rocha, 16 anos, que fez o Enem pela terceira vez. "As duas primeiras foram para ganhar experiência. Agora é para valer. Por isso, comecei a estudar desde janeiro", afirmou a candidata.

No Maranhão, 305.470 pessoas se inscreveram no exame. E a movimentação de pessoas na porta dos locais de prova foi intensa até o último minuto antes do fechamento dos portões. Os candidatos tinham que estar no local de provas com uma hora de antecedência, mas, atrasados, muitos corriam para não perder o horário e contavam até com o apoio de vendedores ambulantes que aproveitaram para ganhar um dinheiro extra vendendo água e canetas.

Leia mais na edição online de O Estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.