Ministério do Turismo

"Turismo sexual não é turismo. É crime", disse representante do MTur

Um dos principais canais de denúncia é o Disque 100.

Luciano Dias / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

SÃO LUÍS – Aconteceu na tarde desta sexta-feira (24), no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o debate sobre prevenção e combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento contou com a participação de representantes do Serviço Nacional da Indústria (Sesi), de organizações não governamentais e órgãos estaduais e municipais ligadas ao turismo.

A ação é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), tem o objetivo de reforçar estratégias de combate a esse tipo de crime, considerado hediondo. Um dos principais canais de denúncia é o Disque 100, além da difusão de estratégias de combate levadas ao público por meio de palestras.

Só no Estado do Maranhão foram registradas 126 denúncias de exploração sexual infantil. Segundo dados da secretaria de Direitos Humanos da presidência da República, se considerado os últimos quatro anos, o quantitativo sobe para 947 ocorrências.

 Foto: Luciano Dias / Imirante.com
Foto: Luciano Dias / Imirante.com

Para Adelino Neto, coordenador geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, esse evento trás um tema muito importante para dar sustentabilidade ao turismo como atividade econômica precisa. “Nós queremos o bom turista, no Brasil. O turista que venha conhecer a cultura e interaja com o nosso povo, mas que não macule as nossas crianças e adolescentes. Estamos dando, hoje aqui, um reforço para essa rede de proteção”, disse Adelino Neto.

Foi apresentado, também, detalhes da Campanha Defenda-se. Uma iniciativa dos alunos de uma escola particular. Composto por seis vídeos composta por seis vídeos para promover a autoproteção e orientar diretamente as crianças com idade entre 5 e 11 anos sobre como se defender do abuso e da exploração sexual.

 Foto: Luciano Dias / Imirante.com
Foto: Luciano Dias / Imirante.com

Veja os vídeos produzidos para campanha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.