Saúde

Procedimento inovador para próstata será realizado no HUUFMA

O procedimento será transmitido, ao vivo, para os 15 Hospitais Universitários.

Imirante.com, com informações da HUUFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h00

SÃO LUÍS- O Hospital Universitário da UFMA em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares- Ebserh irá realizar na próxima sexta-feira (29), a primeira cirurgia de Ressecção Endoscópica de Próstata por meio da técnica inovadora denominada Fotovaporização Seletiva da Próstata a Laser.

Trata-se de um cabo de fibra ótica que é usado para cerclagem, ideal para vaporização de tecidos com precisão. Usada para cortar, coagular e vaporizar tecidos em procedimentos endoscópicos com um ângulo de deflexão anterior de 70º em relação ao eixo da fibra podendo ser girada 360º, permitindo acesso ao tecido em vários planos. É o primeiro hospital público no estado a realizar essa nova técnica.

Ela possibilita uma cirurgia mais segura, diminuindo os riscos e complicações possíveis durante um procedimento cirúrgico. O tempo de recuperação do paciente é bem mais rápido, sendo de apenas 48h, o que na técnica tradicional esse período fica em torno de uma semana. Como o tempo de hospitalização é mais curto o paciente fica menos vulnerável aos riscos de infecção. Ela possibilita também uma redução no nível de sangramento do paciente durante a cirurgia.

O procedimento será transmitido, ao vivo, para os 15 Hospitais Universitários que integram a Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A cirurgia acontecerá às 09h (horário local) com a equipe multiprofissional comanda pelo urologista e professor da Universidade Federal do Maranhão, Dr. José Maria Ayres Brito. No primeiro momento, será apresentado o estudo de caso e posteriormente será realizada a transmissão da cirurgia. O HUUFMA vai operar por meio dessa nova técnica 80 pacientes que se encontram na fila de espera do hospital. A data para o mutirão ainda será definida. Nesta sexta-feira, 29, será transmitida apenas uma cirurgia.

Rute - Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Rede Rute é apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Entre outros objetivos, a Rede integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião continuada e educação permanente, além de web conferência entre hospitais universitários e universidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.