Educação

"Lendo na Praça" leva milhares de crianças ao Viva Cidade Operária

Heider Matos/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

SÃO LUÍS - Foi um dia de intensa programação literária! A primeira edição do “Lendo na Praça”, reuniu crianças de diversas escolas da Região da Cidade Operária para um conjunto de atividades, onde foram montadas tendas para abrigar apresentações entre elas: Sarau poético, contação de histórias, teatro, música, encontro com escritores, oficinas e vivências relacionadas às obras literárias. O projeto é uma iniciativa da Rede Leitora Terra das Palmeiras, e, tem o apoio do Fonasc. CBH (Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacia Hidrográfica).

 Lendo na Praça. Foto: Heider Matos.
Lendo na Praça. Foto: Heider Matos.

Para Teresa Cristina, vice-coordenadora do Fonasc. CBH o projeto é o momento propício para que e leitura seja disseminada. “Se pensarmos que estamos em um evento de literatura onde temos a disseminação da arte de ler. Conseguimos perceber que este evento é de extrema educação de nossas crianças. É o momento de despertar, desde cedo, o hábito da leitura”, enfatizou.

 Encontro com escritores. Foto: Heider Matos.
Encontro com escritores. Foto: Heider Matos.

O "Lendo na Praça", iniciou ás 8h da manhã desta sexta-feira (25) no Viva Cidade Operária, em São Luís, e, encerrou suas atividades às 17h. Ao longo do dia foram realizadas mediações de leitura, conversas com escritores, saraus de leitura, teatro e musica. Na oportunidade foi lançada a campanha de doação de obras literárias “Doe livros, alimente sonhos”. A campanha terá caráter permanente com o objetivo de recolhimento de livros novos e usados, em bom estado de conservação, para ampliação do acervo das Bibliotecas Comunitárias que integram a Rede.

 Crianças da rede Leitora. Foto: Heider Matos.
Crianças da rede Leitora. Foto: Heider Matos.

Jessica da Silva Cardosa, de 12 anos, estudante da escola Educando falou da importância do projeto. “O projeto é muito importante por que incentiva a leitura e com a leitura aprendemos”, disse.

 Sarau poético. Foto: Heider Matos.
Sarau poético. Foto: Heider Matos.

A Rede Leitora Terra das Palmeiras, é composta pelo Clube de Mães Mariana, Associação Beneficente das Crianças Carentes da Vila Santa Clara, Escola Comunitária Educando, Instituto Educacional e Assistencial Nossa Senhora Aparecida e o Clube de Mães Santa Luzia, todos localizados na região da Cidade Operária, em São Luís, e, conta com o apoio O Fonasc. CBH.

 . Foto: Heider Matos.
. Foto: Heider Matos.

O Projeto

O projeto “Rede Leitora Terra das Palmeiras é apoiado pelo Fonasc. CBH e pelo Instituto C&A através do programa Prazer em Ler”. Têm suas ações conjuntas voltadas para o atendimento as necessidades de leitura e socialização, numa ação complementar à educação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.