Greve

Bancários realizam ato público na manhã desta quinta-feira

À tarde, a categoria fará uma avaliação do primeiro dia de greve, iniciada nesta quinta-feira.

Imirante, com informações da Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

SÃO LUÍS - Os bancários maranhenses realizam ato público, na manhã desta quinta-feira (19), em frente à agência do Banco do Brasil da Praça Deodoro, centro da capital maranhense, com o intuito de intensificar as discussões sobre as reivindicações dos bancários.

A categoria realizará assembleia de avaliação do primeiro dia de greve, iniciada nesta quinta-feira (19). A reunião ocorre, às 17h, na sede do SEEB-MA, para discutir meios de ampliar o movimento paredista.

Marcelo Araújo Bastos, um dos representantes do Sindicato dos Bancários do Maranhão, disse que a entidade convoca toda a categoria para participar da greve, fortalecendo os piquetes nas agências.

- Só uma grande mobilização será capaz de pressionar a classe patronal a atender as reivindicações dos bancários que visam, não só, um ganho econômico para a categoria, mas condições dignas de trabalho para os bancários e de atendimento aos clientes e usuários dos bancos - assegurou.

A Greve

No último dia 12/09, os bancários maranhenses rejeitaram a proposta dos banqueiros de reajuste de 6,1% e decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (19). A paralisação é nacional e atingirá os bancos públicos e privados.

Reivindicações

Os bancários do Maranhão reivindicam reajuste de 22%, isonomia, respeito à jornada de 6h, PLR de 25% do lucro líquido distribuídos de forma linear, piso do Dieese (R$ 2.860,21), reposição das perdas salariais, combate ao assédio moral, fim das demissões imotivadas, saúde, segurança, respeito à Lei das Filas, além da contratação de mais bancários, para reduzir as filas e melhorar as condições de trabalho e atendimento nas agências, dentre outras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.