Dica de Saúde

Saiba diferenciar a rinite da sinusite

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h03

Rinite é um termo médico que descreve a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal. Ela pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais frequência em decorrência de alergia, ou por reações ao pó, fumaça.

Obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros, lacrimejamento nos olhos, olfato prejudicado, perda do paladar, dores de cabeça e coceira no nariz são alguns dos sintomas da rinite.

O tratamento da rinite é composto por três etapas: higiene ambiental, tratamento medicamentoso e vacinas antialérgicas.

Algumas medidas podem prevenir a rinite

O quarto do indivíduo deve ser ventilado e limpo com bastante frequência;

Objetos de pelúcias, carpetes ou cortinas devem ser evitados

Evitar poluição e o cigarro

Já a sinusite é uma inflamação dos seios paranasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto.

Gripes ou resfriados, pólipos nasais, desvio do septo nasal, alergia respiratória e a poluição são algumas da causas da sinusite.

O tratamento é feito com analgésicos e com medicamentos antifúngicos as infecções fúngicas sinusais.

Para prevenir a sinusite, além de adotar um estilo de vida saudável, vale evitar mudanças bruscas de temperatura, manter as narinas limpas e umidificadas com a ajuda de soro fisiológico.

Evite a automedicação. Um médico deve ser consultado para indicar a melhor forma de tratar a rinite, uma vez que, o tratamento inadequado desta doença pode torná-la crônica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.