Dica de Saúde

Artroplastia cervical devolve movimentos da coluna

Estima-se que pelo menos 80% dos brasileiros sofrem com alguma patologia.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52

Queimação, fisgadas, dormência, falta de sensibilidade, dores que iniciam nas costas e se irradiam para braços, mãos e dedos são alguns dos sintomas mais comuns de quem sofre com problemas nas costas entre eles: a hérnia de disco, escoliose, lordose e dor ciática. Estima-se que pelo menos 80% dos brasileiros sofrem com alguma dessas patologias que atingem a coluna vertebral.

Distúrbios hereditários são os que mais contribuem para o comprometimento de dores na coluna vertebral. No entanto, traumas de repetição no esporte, a má postura, sedentarismo, obesidade, alterações das curvaturas da coluna e envelhecimento cronológico provocam um desgaste progressivo das estruturas da coluna que, em longo prazo, favorecem ao aparecimento das doenças degenerativas, como a Discopatia e a Hérnia discal.

Embora existam diversos tratamentos simples associados à medicação oral com a finalidade de aliviar os sintomas, na maioria dos casos é necessário submeter o paciente a cirurgia na coluna. “A artroplastia cervical é a maneira mais efetiva e menos invasiva para o tratamento de doenças degenerativas na coluna. Isto porque, ela preserva o movimento natural da coluna, além de trazer menores riscos de complicações”, explica descreve o médico neurocirurgião, Dr. Paulo Porto de Melo (CRM 94.048), formado pela UNIFESP e Colaborador do Departamento de Neurocirurgia da Universidade de Saint Louis (Missouri- EUA), introdutor e pioneiro da neurocirurgia robótica no Brasil.

De acordo com o médico neurocirurgião, por meio da cirurgia é possível devolver aos pacientes a capacidade de realizar tarefas simples do dia a dia como andar ou subir escadas que, normalmente, são impossibilitadas devido às doenças que atingem as articulações provocadas pelo desgaste da cartilagem que cobrem os ossos. “Ela é indicada quando a doença está em um estágio avançado, provocando uma deformação da articulação afetada e que é responsável pela imobilidade. A artroplastia consiste na fixação óssea com parafusos e placas e tem por objetivo retirar a dor e permitir que a pessoa volte as suas funções normalmente”, descreve o Dr. Porto de Melo.

O procedimento

A artroplastia é uma das técnicas de cirurgia da coluna mais avançada existente no mercado. Trata-se de um procedimento que visa substituir uma articulação comprometida pela osteoartrose, doença crônica das articulações causada pelo desgaste que provoca rigidez. “A cirurgia serve para repor ou substituir uma articulação que sofreu um desgaste. Para isso, é realizada uma incisão na parte inferior do pescoço a fim de retirar o disco inteiro e substituí-lo por uma prótese de metal e polietileno de alta densidade. A prótese permitirá que o espaço discal volte a realizar movimentos normais, finaliza o Dr. Paulo Porto de Melo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.