Imunização

Atualização da caderneta de vacinação termina nesta sexta

No sábado (14), quase oito mil crianças foram aos postos em São Luís.

Imirante com informações da Prefeitura de São Luís

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS – A Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação em São Luís termina nesta sexta-feira (30). Em São Luís, somente no primeiro dia da campanha, realizado no último sábado (24), quase oito mil crianças compareceram aos postos de vacinação. Dessas, 5.919 (76%), precisaram atualizar a carteira por não terem tomado alguma vacina no período indicado.

O público-alvo são crianças menores de cinco anos de idade. Para a ação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizou 69 pontos de vacinação e envolveu cerca de 800 profissionais para o atendimento das 8h às 18h.

É importante que pais e responsáveis levem com a criança a caderneta de vacinação para que seja avaliada a necessidade da atualização das vacinas. A Semus alerta que, mesmo quem, por qualquer motivo, não tenha a “carteirinha” deve levar o seu filho ao posto de saúde.

Para a superintendente da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município, Terezinha Lobo, os números registrados são satisfatórios. “Podemos verificar uma grande movimentação em todos os postos de vacinação. Prova de que a sociedade está consciente da necessidade da imunização”, afirmou.

Em todas as unidades de saúde que fazem parte da Campanha, estão sendo ofertadas as vacinas BCG; pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b e a hepatite B); poliomielite (contra a paralisia infantil); rotavírus; pneumocócica (contra meningite, pneumonia, bacteremia e infecção na corrente sanguínea, sinusite e infecção do ouvido); meningocócica C (contra meningite em crianças de até quatro anos); febre amarela; tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba); a DTP (contra difteria, tétano e coqueluche); além de específica contra a hepatite B.

Todas as vacinas ofertadas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação para a faixa etária da Campanha. As crianças que comparecerem aos postos de vacinação ainda receberão uma dose extra de vitamina A, que previne problemas relacionados aos olhos e evita o aumento de infecções respiratórias e diarreia, além de fortalecer o organismo contra várias doenças. Segundo o Ministério da Saúde, a vitamina A consegue reduzir em até 15% a mortalidade em crianças nos primeiros anos de vida.

Até agora, a tríplice viral vem sendo a campeã de aplicação entre as vacinas, com mais de 3,7 mil doses. Normalmente, ela é aplicada por meio de injeção em dose única aos 12 meses de idade e um reforço entre os quatro e seis anos de vida ou nas campanhas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.