Educação

Projeto "A Cor da Cultura" será lançado nesta segunda-feira, em São Luís

Projeto será realizado de 12 a 23 de agosto em quatro municípios maranhenses.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h05

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape) e em parceria com o Canal Futura, realizará o lançamento do projeto “A Cor da Cultura”, nesta segunda-feira (12), às 14h, no Hotel Praia Mar (Ponta d’Areia).

O projeto será realizado no período de 12 a 23 de agosto nos municípios polos de São Luís, Pinheiro, Codó e Imperatriz. “A Cor da Cultura” objetiva a valorização da cultura afro-brasileira e o desenvolvimento de práticas positivas sobre a história desse segmento, a partir das políticas de ações afirmativas.

Em São Luís, a abertura do evento será realizada pela atriz Vanessa Pascale. As formações acontecerão no período de 12 a 16 deste mês, para professores multiplicadores e de 12 a 15/08, para professores formadores. Em Codó, o encontro para professores multiplicadores acontecerá no período de 20 a 22 de agosto na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec/Uema). Em Pinheiro, no período de 19 a 21 deste mês, na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). E em Imperatriz, no mesmo período, no Centro de Formação da Rede Estadual.

A importância da parceria entre a Seduc e a Fundação Roberto Marinho se dá pelo fato do Estado do Maranhão possuir, segundo o IBGE 2010, cerca de 75% de população negra, bem como mais de 700 comunidades quilombolas, das quais 500 foram certificadas pela Fundação Palmares, até o ano de 2012.

Participarão da formação 495 professores da rede estadual, que receberão materiais audiovisuais contendo elementos da história e cultura afro-brasileiras, enfocando a valorização de iniciativas de inclusão. O objetivo é a produção e veiculação de programas e material didático sobre o histórico de contribuição da população negra à sociedade brasileira e maranhense, além da formação de professores da rede pública de ensino, contribuindo para o conhecimento e a compreensão sobre a história dos afrodescendentes, da África e dos povos indígenas, para o alcance dos objetivos previstos nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

Segundo a secretária adjunta de Projetos Especiais, Conceição Andrade, “os estudos, as informações e as ideias estimuladas e trazidas pelo projeto “A Cor da Cultura”, poderão se espalhar para além da esfera do saber acumulado e possibilitarão construções e desconstruções na perspectiva da luta pela equidade e valorização das diferenças”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.