São Luís

Defensoria lança Semana de Combate à Violência contra o Idoso

Divulgação/ DPE

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS - A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), registrou mais de 1.800 denúncias de crimes contra idosos no período de janeiro de 2012 a maio de 2013. A negligência foi o tipo de violência mais comum, seguida da violência psicológica e do abuso financeiro. Os principais agressores são os familiares, principalmente os filhos. Esses dados foram anunciados nesta segunda-feira (10), durante a abertura da Semana de Combate à Violência contra o Idoso, promovida pela DPE/MA, em parceria com as demais instituições que integram a rede de proteção ao idoso no Maranhão.

A solenidade, ocorrida no auditório da DPE/MA, e conduzida pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, marcou ainda o lançamento do livro Re-Vivendo Memórias. A publicação, resultado do concurso literário promovido pela Defensoria, em parceria com Academia Maranhense de Letras (AML), reúne 18 escritores e 36 trabalhos nas categorias crônicas, contos e poesias. Logo após a abertura dos trabalhos, foi realizada uma sessão de autógrafos.

O evento, alusivo ao Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento da Violência contra o Idoso, celebrado dia 15 de junho, contará com uma vasta programação até sexta-feira, 14, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para as diversas formas de violência sofridas pela pessoa idosa, na perspectiva de mobilizar e sensibilizar a população para essa problemática.

De acordo com o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, "a violência contra o idoso tomou os contornos de grave questão de saúde pública e está relacionada ao acelerado crescimento do número de idosos no país e as suas implicações no âmbito familiar e no meio social. Embora seja um dado multidimensional, a violência está relacionada aos níveis de empobrecimento da população e à falta de acesso aos serviços essenciais, o que interfere nas relações e potencializa os conflitos".

Aldy Mello Filho informou ainda que a violência doméstica é a modalidade mais difícil de ser enfrentada, porque é naturalizada no dia a dia das relações familiares, destacando a importância da implementação de programas de apoio à família e incentivo à intergeracionalidade.

Para a presidente do Conselho Nacional do Idoso e coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, o envelhecimento populacional no Brasil tem exigido que setores governamentais, instituições de justiça e a sociedade em geral compreendam a importância de procurar os órgãos de proteção para denunciar os casos de violência. "O silêncio gera cumplicidade, por isso é importante que as pessoas denunciem e que ao lado dos movimentos de sensibilização sejam implementados programas públicos de suporte às vítimas e de resgate da sua cidadania", ponderou.

O evento contou ainda com a apresentação do coral do Sesc, Vozes de Sabedoria; participação da idosa Maria Raimunda Frazão, uma das vencedoras do concurso, com a declamação da poesia "Apelo de um idoso"; e com a exposição dos integrantes do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), em homenagem aos 400 anos de São Luís.

Participaram do evento a subdefensora geral, Mariana Albano de Almeida; corregedora geral da DPE, Fabíola Almeida Barros; defensora pública titular do Núcleo do Idoso, da DPE, Isabel Cristina Araújo; autoridades e idosos de várias entidades.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.