Penalva

Júri condena réus por assassinato de casal de idosos

Divulgação/ MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - Em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Penalva, realizada na quinta-feira (2), os acusados Isaías Aires da Silva e José Antônio Silva foram condenados a uma pena definitiva de 38 e 44 anos de reclusão, respectivamente. Eles assassinaram, no dia 10 de fevereiro de 2012, no povoado Santa Maria, o casal de idosos Ozaguino Costa e Ana Cleide dos Anjos Costa, utilizando-se de armas de fogo.

O crime teria sido motivado porque os condenados não encontraram um revólver que Isaías teria trocado com a vítima Ozaguino Costa.

O Conselho de Sentença acolheu a tese defendida pelo Ministério Público de homicídio qualificado imputado aos dois réus. À época do crime, as vítimas tinham mais de 60 anos de idade, circunstância que determina o agravamento da pena, conforme o Código Penal.

De acordo com a promotora de justiça Karina Freitas Chaves, o crime abalou a população penalvense, pois os idosos eram pessoas totalmente indefesas e queridas no povoado onde moravam.

Por não ter antecedentes criminais, o réu Isaías Aires da Silva recebeu a pena menor, 38 anos. Já o seu comparsa, José Antônio Silva, conhecido como "Três Pernas", que é reincidente, pois já foi condenado pelo crime de uso de drogas, foi condenado a 44 anos de reclusão

A juíza de direito Elaile Silva Carvalho, que presidiu a sessão do júri, determinou que as penas dos condenados sejam cumpridas em regime inicialmente fechado, na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís.

Na sentença, a magistrada definiu que Isaías da Silva, preso há um ano e 17 dias, só terá direito à progressão do regime fechado para o semi-aberto, após 15 anos do cumprimento da pena. José Antônio Silva, que também está preso (um ano e cinco dias), deverá permanecer em reclusão por 17 anos até poder ser beneficiado com a progressão de regime.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.