Educação

Abertas conferências de educação em Imperatriz e Estreito

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

IMPERATRIZ - Foi aberta ontem (29), a Conferência Intermunicipal de Educação, nas cidades de Imperatriz e Estreito. Organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em conjunto com o Fórum Estadual de Educação (FEE), a conferência chega a sua 13ª etapa, de um total de 28 que serão realizadas em todo o Estado até o mês de junho, com a finalidade de discutir proposições que assegurem a melhoria da qualidade da educação pública no Maranhão.

Presente na abertura das Conferências em Imperatriz e Estreito, o secretário de Educação Pedro Fernandes, voltou a ressaltar que apenas com a união de todos os setores será possível fazer as mudanças necessárias na educação, que irão refletir nos índices atuais.

"A realização destas conferências é muito importante para que possamos discutir, não só com as pessoas diretamente ligadas a educação, mas com toda a comunidade e entidades os caminhos a serem seguidos para mudar esta realidade que aí está", enfatizou o secretário Pedro Fernandes.

Imperatriz

Na abertura da conferência em Imperatriz, que contou com a presença do prefeito Sebastião Madeira, do deputado estadual Antonio Pereira, de vereadores e representantes de várias entidades, o secretário destacou que foram estabelecidas quatro metas que irão nortear os trabalhos na área da educação, dentre as quais: melhorar o nível de aprendizado no estado; universalizar o ensino médio; implantar regime de colaboração; e acabar com o analfabetismo.

"Essas metas são importantes para implementar ações no estado que vão refletir diretamente nos nossos índices educacionais", disse Pedro Fernandes ressaltando que "temos muito trabalho a ser feito e estas discussões vão nos mostrar os caminhos para atingir a nossa meta, que é uma educação de qualidade".

O gestor regional de Educação de Imperatriz, Agostinho Noleto, destacou a realização da conferência como um momento de reflexão e também de apresentar o que está sendo feito e o que ainda pode ser feito neste setor. "Trabalhamos com afinco e dificuldade na luta por uma educação de qualidade", salientou.

O prefeito Sebastião Madeira disse, na abertura da conferência, que apenas com a união de todos os segmentos será possível a implantação de ações que farão uma mudança real no cenário educacional no estado.

Presente na abertura do evento o presidente do Sinproessema da Região Tocantina, André da Silva, frisou que a realização da conferência é importante, mas que todos os setores participantes têm que ficar atento para que as ações definidas sejam colocadas em prática.

O coordenador do Fórum Estadual de Educação (FEE) e secretário-adjunto da Seduc, Fernando Silva, frisou que as conferências representam um diálogo aberto e democrático para discutir educação. "Os atores educacionais estão discutindo sete eixos fundamentais, com no mínimo 40 propostas, que irão contribuir para avançarmos no sistema de educação em todo o país, por isso a grande importância deste evento", ressaltou Fernando Silva.

Estreito

A Conferência Intermunicipal de Educação de Estreito teve a participação de cerca de 200 pessoas e contou com a participação de prefeitos da região, secretários de educação e segmentos representantes dos municípios de Campestre do Maranhão, Carolina, Estreito, Lajeado Novo, Porto Franco, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes.

Fernando Silva relembrou que quando o secretário Pedro Fernandes chegou à Seduc logo destacou a importância do diálogo com a sociedade. "O secretário Pedro Fernandes não só tem dado apoio à realização das conferências como tem participado de todas, mostrando o seu envolvimento neste processo democrático", disse Silva.

O prefeito de Estreito, Cícero Neco Moraes, falou de sua felicidade em receber a conferência em Estreito e que tudo fará para que o município dê a sua contribuição em prol da melhoria dos índices educacionais. "Este é um momento de estabelecer estratégias, para que as mudanças realmente aconteçam no nosso Estado. Tenho certeza que com apoio do secretário Pedro Fernandes a nossa educação tomará novos rumos no nosso Estado", declarou o prefeito.

O secretário Pedro Fernandes conclamou os presentes a trabalharem em prol da educação do Estado e falou que a "Educação é um direito do cidadão e uma obrigação do Estado, mas também tem que ser um compromisso de todos". O secretário destacou as metas para alavancar os índices educacionais e disse que apenas com a união de todos os setores será possível dar passos seguros e transformar a realidade no nosso Estado.

Entre os prefeitos que participaram da conferência de Estreito estão Ubiratan Juca (Carolina), Valmir Moraes (Campestre), Edson Francisco (Lajeado Novo), Luiza Coutinho (São Pedro dos Crentes), José Alves (São João do Paraíso) e Renato Macedo Filho (vice-prefeito de Porto Franco).

Estatuto do Educador

Em Imperatriz, o secretário de Educação recebeu um grupo de professores do Sinproessema que fizeram questionamentos sobre o envio do Estatuto para a Assembleia Legislativa. O vereador e professor de Imperatriz Carlos Hermes, afirmou que a categoria espera com ansiedade o envio do Estatuto para a Assembleia. "Queremos esta aprovação do Estatuto que é a garantia dos nossos direitos", disse.

O secretário fez um balanço do trabalho que foi feito na semana passada quando o Governo do Estado, junto com representantes do Sindicato, concluíram a revisão do Estatuto. "Ainda, esta semana, o Estatuto deve chegar a Assembleia para análise dos deputados e esperamos resolver essa situação o mais breve possível", disse o secretário que também conversou com a categoria sobre reforma nas escolas e remuneração.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.