Cultura

Secretária Olga Simão é eleita presidente do Conselho de Cultura

Imirante com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS - A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, foi eleita, nesta sexta-feira (12), presidente do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (Consec), biênio 2013-2014. A eleição ocorreu no durante reunião ordinária no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. No encontro, também, foi oficializado o termo de posse dos 42 conselheiros (titulares e suplentes), a aprovação e discussão sobre o Regimento Interno do Consec-MA e o calendário das conferências regionais.

Órgão consultivo vinculado à Secretaria de Estado de Cultura (Secma), o Conselho de Cultura, criado por meio do decreto nº 24.720, de 3 de Novembro de 2008, é responsável pela normatização, deliberação e responde a demandas oriundas da sociedade, procurando integrar as ações de política cultural do estado. Formam a diretoria do Consec-MA, além da secretária Olga Simão, os conselheiros deputado estadual Roberto Costa (vice-presidência) e o poeta, cronista e Manoel Abílio (secretário-geral).

“Agradeço a confiança em mim depositada pelos conselheiros e reafirmo o meu compromisso de buscar soluções, todos juntos, na promoção e fomento de políticas públicas culturais em todos os municípios do Maranhão”, disse Olga Simão que obteve 42 votos favoráveis, três abstenções e nenhum contrário a sua eleição á direção do Consec-MA.

O Conselho Estadual de Cultura é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional da Secma que tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo com a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais.

Entre os conselheiros estão a secretária da Igualdade Racial, Claudett de Jesus Ribeiro; a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan), Kátia Bógea e o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, entre outros.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.