Saúde

Estudantes passam por avaliação antropométrica

Divulgação/Semus

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) contabilizou esta semana os números das ações realizadas durante a Mobilização Nacional do Programa Saúde na Escola e registrou a superação de parte das metas estabelecidas para todo o ano de 2013.

Realizada entre os dias 11 e 15 de março, a campanha teve seu foco na saúde ocular e prevenção da obesidade, além da promoção de ações de combate às drogas (com atenção ao crack) e educação sexual para os adolescentes.

Nas 10 escolas municipais que participaram da atividade foram realizadas mais de 700 avaliações antropométricas, que verificam a evolução através do peso e altura para traçar um panorama nutricional, e 500 exames de vista através do teste de Smellen, que avalia a acuidade visual.

Na escola João Paulo II, no bairro Turu, as equipes dos Programas Saúde na Escola (PSE) e do Saúde da Família (PSF) superaram, em uma das linhas de ação, a meta anual estabelecida pelo Ministério da Saúde para o PSE.

Segundo a coordenadora de Estratégias do PSF em São Luís, Paola Trindade, o resultado é bastante expressivo pelo curto tempo em que foi conseguido. “Parece ser um número pequeno por tratarmos de uma escola apenas, mas se levarmos em consideração que no último ano nenhuma das metas estabelecidas foi atingida, é um resultado de grande importância”, ressaltou.

O Saúde na Escola desenvolve dois grandes grupos de ação:Avaliação Clínica e Psicossocial (1) e Promoção da Saúde e Prevenção (2). Dentro desses grupos estão 15 linhas de ação específicas. A meta superada foi na linha de Avaliação Antropométrica (grupo1) que realiza o acompanhamento nutricional e desenvolvimento corporal do aluno.

Sobre os grupos

A antropometria auxilia no diagnóstico nutricional. Valores de medidas de tamanho corporal e espessura do tecido adiposo, juntamente com os índices calculados, permitem avaliar o estado nutricional de uma pessoa. As informações obtidas através do exame são valiosas para o prognóstico de inúmeros componentes corporais de pessoas sedentárias e atletas no crescimento, desenvolvimento e envelhecimento.

Preocupação

Durante a Semana de Mobilização foram detectados 97 casos de alunos com sobrepeso e 74 casos de obesidade entre os jovens. Hoje, segundo dados do IBGE, a região Nordeste detém, dentro do público alvo da campanha (06 a 17 anos) cerca de 30% de casos de obesidade.

Os alunos detectados com os problemas serão encaminhados às unidades de saúde para que possam fazer o acompanhamento de saúde através de exames específicos e prevenir doenças como a obesidade como hipertensão, diabetes e cardiovasculares, entre outras originadas do quadro de obesidade.

Obesidade e sobrepeso

A obesidade é uma doença que é detectada através de exames que avaliam o índice de massa corpórea do indivíduo que faz uma relação entre o peso e a altura do indivíduo para estimar se ele está, ou não, em seu peso ideal. Uma pessoa com IMC entre 25,0 e 29,9 está apenas com sobrepeso. Acima disso, a pessoa é obesa.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.