Sistema prisional

Secretário visita Centro de Ressocialização de Pedreiras

Divulgação/Sejap

Atualizada em 27/03/2022 às 12h10

SÃO LUÍS - O secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, visitou o Centro de Ressocialização de Pedreiras (a 245 km de São Luís), na quinta-feira (14). Na ocasião, o secretário vistoriou as instalações e conheceu mais sobre a metodologia da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), que é aplicada naquela unidade.

Uchôa destacou que o método Apac é um grande auxiliador no que se refere às ações de ressocialização aos internos do sistema penitenciário do Maranhão. De acordo com ele, a Apac de Pedreiras é referência estadual no que diz respeito à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. “Hoje, o método Apac aplicado em Pedreiras é, com certeza, referência em todo o Maranhão. Temos aqui trabalhos no intuito de dar fim à ociosidade dos detentos”, afirmou Uchôa.

Além do secretário Sebastião Uchôa, estavam presentes autoridades como o secretário adjunto de Justiça, Ribamar Cardoso Lima; a juíza da Vara de Execuções Penais de Pedreiras, Ana Gabriela; e o defensor público daquela cidade, Nelson Braga; entre outras autoridades.

Método Apac

O trabalho da Apac dispõe de um método de valorização humana, vinculada à evangelização, para oferecer ao condenado condições de ressocialização. Busca também, em uma perspectiva mais ampla, a proteção da sociedade, a promoção da justiça e o socorro às vítimas.

Pelo método Apac, os recuperandos (como são chamados os presos) são co-responsáveis pela recuperação, além de receberem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestadas pela comunidade. A segurança e a disciplina são feitas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte funcionários, voluntários e diretores das entidades.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.