Doação

Hemomar lança campanha de incentivo à doação de sangue

Hemomar lança campanha para incentivar doações durante o Carnaval na próxima segunda-feira.

Secom/Governo do Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12
 Doadores de sangue estão sendo convocados para participar da campanha da Hemomar. (Foto: Nestor Bezerra/Divulgação)
Doadores de sangue estão sendo convocados para participar da campanha da Hemomar. (Foto: Nestor Bezerra/Divulgação)

SÃO LUÍS - Na próxima segunda-feira (28), será aberta a Campanha de Carnaval 2013, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), com o objetivo de incentivar a doação de sangue. Este ano, o tema é "Na alegria da folia do Carnaval salve vidas. Doe sangue!". A campanha será aberta às 9h, na sede do órgão, no bairro do João Paulo, em São Luís, e estendida até o dia 11 de fevereiro.

Além do atendimento no Hemocentro, uma unidade móvel vai oferecer serviços de coleta de sangue no Quartel 24° BC, Socorrão II, Alumar, município de Coroatá, Empresa Vale, Segep e Praça Deodoro em dadas determinadas. A medida visa facilitar o acesso dos doadores que não podem deslocar-se até o Hemocentro no período da campanha.

A chefe do setor de Captação de Doadores da Hemomar, Maria do Socorro Ferreira, explica que a meta da campanha é motivar doações voluntárias, a fim de assegurar estoque adequado ao atendimento da demanda de transfusional de urgências. Isso porque, no período da festa momesca, o estoque fica abaixo do suficiente. "O número de coleta diária ainda não é suficiente para atender à demanda, e a campanha é a estratégia apropriada para manter o estoque, que chega a cair até 50% no Carnaval".

Para doar sangue

É imprescindível que o voluntário doador tenha boa saúde, idade entre 16 e 67 anos e, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos, deve estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles.

Além dos pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite (após os 10 anos). Para repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três, para as mulheres. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3216-1134 (Setor de Captação de Doadores) ou 0800-280-6565 (Disque-Sangue).

Datas e locais de coleta de sangue na unidade móvel

28/1 - Quartel 24º BC

29/1 - Socorrão II

30/1 - Alumar

1º e 2/2 - Município de Coroatá

5/2 - Empresa Vale (Anjo da Guarda)

6 e 7/2 - Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep)

8/2 - Praça Deodoro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.