Maranhão

Governadora recebe representante do MA em Parlamento Juvenil

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h12

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney recebeu, no fim da tarde desta quarta-feira (23), a estudante da rede estadual Erislane Campos da Silva, moradora do município de Sucupira do Norte e que foi eleita representando o Maranhão no Parlamentar Juvenil do Mercosul. A audiência também contou a presença do estudante e ex-parlamentar Adão Randerson Barros Lima, de Colinas, que representou o estado na primeira edição do projeto.

Acompanharam os estudantes a secretária adjunta de Ensino da Secretaria de Educação, Leuzinete Pereira, e o assessor especial da Seduc, Carlos Sampaio. Durante o encontro, os alunos apresentaram à governadora Roseana a estrutura e funcionalidade do projeto, que tem como objetivo contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente de grupos e comunidades que promovem a cidadania.

“Apresentamos à governadora a importância do projeto para politização dos jovens maranhenses. Quando fui parlamentar, pude entender melhor a política e os processos educacionais”, declarou Adão Randerson.

“A governadora nos estimulou a continuar cada vez mais engajado nesse projeto e demonstrou total apoio ao nosso mandato de parlamentar juvenil, que irá durar dois anos”, ressaltou a nova parlamentar do Mercosul pelo Maranhão, Erislane Campos.

A estudante do Centro Ensino Dr. Adonias Lucas de Lacerda (Sucupira do Norte) detalhou à governadora seu plano de trabalho para o Maranhão, que engloba a realização de uma conferência estadual com o tema “O ensino médio que queremos”, além de fóruns.

Após conhecer o projeto Parlamento Juvenil do Mercosul, a governadora Roseana parabenizou os estudantes por fazerem da educação pública no Maranhão uma referência para o país e confirmou o apoio total do governo, por meio da Secretaria de Educação para o desenvolvimento do projeto. “O Governo do Estado garante total apoio ao Parlamento Juvenil do Mercosul no Maranhão, para que estimule outros alunos a participarem”, declarou.

O projeto

Ao todo, 27 jovens brasileiros, um de cada estado da federação, estão participando do programa que está em sua 2ª edição. Eles participarão dos debates com jovens de outros países (Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai e Paraguai), visando à elaboração de um documento final, cujo enfoque é o "Ensino Médio que queremos".

Para participar como Parlamentar Juvenil do Mercosul, os jovens selecionados, segundo critérios e orientações do MEC, devem apresentar o seguinte perfil: ser capaz de levar a voz do grupo que representa, ter ideias inovadoras e propositivas, ter participações nas discussões, saber se comunicar, interessar-se pelas temáticas, ler e conhecer os assuntos abordados e propostos.

O Parlamento Juvenil teve origem no Uruguai e é apoiado pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Venezuela.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique aqui. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.