Maranhão

Secretário Cláudio Azevedo acompanha início de obras de Barragem em Fortuna

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - Nesta sexta-feira (18), o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, e o adjunto, Raimundo Coelho de Sousa, cumprem uma agenda de compromissos na região do Médio Mearim.

Em Fortuna, a 420 km de São Luís, eles prestigiam a programação de comemoração dos 51 anos de fundação do município, acompanhando a 1ª edição da Cavalgada de Fortuna, a partir das 9h. Antes, no povoado São José, a 10 km da sede do município, Cláudio Azevedo e Raimundo Coelho acompanham o início das obras de construção da Barragem São José, que resolverá o problema de disponibilidade hídrica da localidade, considerada o maior povoado da cidade, com cerca de 1 mil habitantes.

“A Barragem foi solicitada à Sagrima pela própria comunidade, com apoio de autoridades locais, como solução para amenizar os períodos de seca na região, que prejudicam consideravelmente a produção agrícola. Para se ter uma ideia, desde o ano passado, com o início da maior estiagem dos últimos 30 anos no Maranhão, os produtores rurais do povoado São José perderam em média 70% de suas lavouras. A pecuária também está inviável, já que o baixo peso dos animais impede a produção de leite e carne”, justifica o secretário Cláudio Azevedo.

A nova barragem deve ser construída em um prazo de até 60 dias, com recursos próprios da Sagrima, e terá capacidade para armazenar até 50 mil m³ de água captada das chuvas. “A Barragem resolverá o problema de falta de água para produção agrícola e pecuária, e para o consumo da população; e ainda viabilizará a produção de hortaliças com sistema de irrigação”, informa Cláudio Azevedo, que acrescenta que a Sagrima também doará aos produtores do povoado três kits de irrigação que cobrirão uma área de até 2 hectares para produção cooperada de hortaliças.

São Domingos do Maranhão

Em São Domingos do Maranhão, o secretário entrega a Plataforma de Coleta de Leite adquirida para beneficiar os pequenos criadores do município.

A Plataforma poderá ser utilizada pelos 125 membros da Associação dos Produtores de Leite de São Domingos do Maranhão, e estimulará o aumento da produção leiteira da região, que é de, em média 300 litros/dia e abastece apenas o mercado local.

A expectativa é que com o uso da plataforma de coleta, a produção de leite chegue a 900 a 1 mil litros de leite/dia, que será comercializada com a Associação de Produtores de Leite de Codó (APLEC), que distribuirá o produto para toda a região do Médio Mearim. “Vai melhorar nossa renda e nos ajudar a levar nosso produto para mais longe”, afirma o presidente da Associação dos Produtores de Leite de São Domingos do Maranhão, Jaime Ferreira Silva, o seu Bina.

As informações são da Secom do governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.