Operação Alien

Bia Venâncio obtém liberação para retirar tornozeleira

Desde setembro, ela estava sendo monitorada por uma tornozeleira colocada pela PF.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h13

SÃO LUÍS - A ex-prefeita do município de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, obteve na justiça federal a liberação para a retirada da tornozeleira eletrônica que usava por determinação judicial, nessa sexta-feira (12). Desde setembro do ano passado, ela estava sendo monitorada por uma tornozeleira colocada na perna direita pela Polícia Federal (PF), por causa da investigação de um desvio de R$ 15.000.000 da Prefeitura de Paço do Lumiar.

A retirada da tornozeleira eletrônica, que a impedia de ter acesso ao prédio da Prefeitura de Paço do Lumiar e de sair da cidade sem autorização, foi feita por policiais federais. O outros investigados aguardam decisão judicial para retirar a tornozeleira.

Histórico

Além de Bia Venâncio, o filho dela Tiago Arôso, três secretários municipais e vários empresários também usaram tornozeleira. O ex-vereador de Paço de Lumiar, Júnior do Mojó - que já está preso por envolvimento no assassinato do empresário Marggion Andrade -, também, foi apontado pela polícia como integrante do esquema.

Segundo a PF, eles são suspeitos de desvio de verbas e de fraudes em licitações. Os desvios seriam referentes a recursos federais destinados a educação.

Na época, a prefeita se disse inocente das acusações. A determinação de monitorar os suspeitos 24 horas por meio da tornozeleira eletrônica foi uma determinação da Justiça Federal.

A fraude

De acordo com as investigações da Controladoria Geral da União (CGU), a quadrilha atuava na prefeitura de Paço do Lumiar fraudando licitações e desviando recursos públicos federais da educação, por meio de empresas fantasmas e vários tipos de documentos falsificados.

As investigações apontaram para o desvio de cerca de R$ 15.000.000, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.