Maranhão

Combate a Aids terá destaque no sistema prisional do MA

Comemoração contará com distribuição de preservativos e entrega de material educativo a detentos.

Sejap

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

O Dia Internacional de Combate a Aids (1° de dezembro) terá destaque no sistema prisional maranhense. Com distribuição de preservativos e entrega de material educativo a detentos e familiares destes, a Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) vem promover a conscientização sobre o risco da doença a pessoas privadas de liberdade. No âmbito da saúde, o órgão tem investido em ações eficazes para garantir melhorias nesse setor.

Na Penitenciária de Pedrinhas, onde funciona o Núcleo de Atenção à Saúde, as ações do Dia Internacional de Combate a Aids estima-se serão intensas. A coordenadora de saúde do Núcleo, Iolice Ribeiro, disse que o ato é potencialmente preventivo. "O objetivo é conscientizar os detentos sobre como eles devem se prevenir para evitar contrair o vírus da Aids", contou.

A entrega de preservativos acontecerá em todas as unidades prisionais da capital e interior. Por meio de palestras e conversas informais visa-se garantir conscientizar a maior parte da população carcerária do Maranhão sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e, em especial, a Aids. “Sabemos que muitos internos não dão ouvidos, mas pretendemos com essas ações alcançá-los. Não somente a eles, mas aos familiares deles”, destacou Ribeiro.

Referência

O Núcleo de Atenção à Saúde é referência no sistema carcerário do estado no que diz respeito ao tratamento de algumas doenças. No caso do vírus sexualmente transmissível, não é diferente. Na casa de saúde, os internos portadores da doença passam por tratamento e acompanhamento médico, diariamente, se for o caso. Dados do próprio Núcleo revelam que, hoje, existem 13 pessoas portadoras do vírus HIV dentro do sistema prisional, destas 11 são homens e 2 são mulheres. "Todos eles recebem o medicamento e estão com a doença controlada", observou Iolice.

Para reforçar o titulo de Núcleo referência, a unidade de saúde ainda oferece teste rápido de HIV no qual a pessoa recebe o resultado em questão de minutos. O núcleo oferece aos presos atendimentos na área de saúde preventiva, diagnóstico e tratamento de doenças (hipertensão, diabetes, tuberculose, Aids e outras), além de contar com sala para internação com 20 vagas e setor psicossocial.

Outras ações

Uma das ações mais comuns realizadas no âmbito da saúde no sistema prisional do estado é o atendimento odontológico e clínico, por meio da Unidade Móvel de Saúde. Fruto da parceria entre a Defensoria Pública Estadual, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Sejap, esta ação tem beneficiado mais de 100 internos das mais diferentes unidades prisionais do Maranhão.

Além disso, o atendimento aos presos com transtorno mental, também, tem sido alvo das ações no âmbito da saúde no sistema. Fruto da parceria entre a Sejap e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), os trabalhos têm trazido bons resultados. “Hoje, nós temos garantido atendimento médico psiquiátrico a todos os internos que sofrem de transtorno mental”, afirmou o coordenador de ressocialização da Sejap, Roberto Araújo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.