Maranhão

Alunos maranhenses se preparam para Olimpíada do Conhecimento do Senai

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

São Luís - Faltando menos de uma semana para o início da Olimpíada do Conhecimento do Senai, que acontece de 12 a 18 de novembro, em São Paulo, os competidores maranhenses intensificam o treinamento nas oito ocupações industriais e uma ocupação do comércio que disputarão no torneio, que é o maior das Américas.

Todos de São Luís, oito alunos do Senai e um do Senac se revezam nos centros de treinamento e nos laboratórios das instituições para dar ênfase as suas habilidades nas profissões postas em desafio na Olimpíada, às quais serão disputadas com mais de 600 alunos de ensino técnico do Senai e Senac de todo o Brasil.

A Olimpíada do Conhecimento é uma competição bienal de educação profissional organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No torneio, estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem profissional mostram habilidades pessoais e conhecimentos técnicos exigidos para o desempenho de atividades na indústria e nos setores de comércio e serviços.

“É uma vitrine de processos de ponta, novos talentos e oportunidades para a indústria brasileira e para os estudantes de ensino técnico do País”, afirmou o diretor do Senai-MA, Marco Antonio Moura.

O torneio habilita os vencedores das categorias a participar do WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo. O próximo será na Alemanha, em 2013.

Aos 18 anos, o aluno Matheus Santos Vieira, um dos competidores maranhenses do Senai, teve a oportunidade de treinar por uma semana no Paraná, com o campeão mundial do WordSkills na ocupação Eletrônica Industrial, Gabriel D'Espíndula.

“Treinar com um campeão foi muito importante na minha preparação, pois pude visualizar o quanto é alto o nível de uma Olimpíada do Conhecimento e intensificar meu treinamento para disputar com os melhores do Brasil”, conta o aluno, que por oito meses, dedica em média cinco horas por dia ao treinamento.

No total, o desafio para os estudantes será em 54 ocupações industriais e da área de comércio e serviços. Os maranhenses participam nas categorias industriais Design Gráfico, Web Design, Eletrônica Industrial, Revestimento Cerâmico, Mecânica de Manutenção, Caldeiraria, Tecnologia da Informação e Panificação. O aluno do Senac, Aldo Alves Martins, disputa na ocupação Serviços de Restaurante.

Inova Senai – Durante a Olimpíada, também acontecerão competições paralelas. Duas delas – o Inova Senai e o Desafio de Ideias - terão representantes do Maranhão.

Da etapa nacional do Inova Senai participam os instrutores José da Costa Pimentel Neto, de Imperatriz, com o projeto de uma cerâmica produzida a partir de garrafas pet para o setor da Construção Civil; e José Leodoro Sales Júnior e Marcos Cruz Costa, defendendo o processo de produção de um queijo frescal recheado com polpa de juçara.

Já no Desafio de Ideias, competição inédita na Olimpíada, representa o Maranhão o aluno Isaac Franco Araújo, do Curso Técnico em Eletroeletrônica do Senai. A prova vai apresentar, instantaneamente, ideias criativas dos alunos como soluções inovadoras para as empresas.

Ao todo, 12 pessoas, entre alunos e instrutores, integram a delegação do Maranhão na Olimpíada do Conhecimento, fora a equipe técnica do Senai e do Senac. O presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez das Neves, também acompanhará as competições no Anhembi, em São Paulo.

As informações são do Senai.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.