Terrorismo

Dois soldados morrem em ataque contra base do príncipe Harry

Grupo terrorista alega "vingança" contra filme que ridiculariza Maomé. Na última semana, o príncipe recebeu ameaças dos talebans.

Oglobo.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

Dois soldados da missão da Otan no Afeganistão e 16 insurgentes morreram nesta sexta-feira (14) à noite durante um ataque talibã contra a base Camp Bastion, na qual se encontra o príncipe Harry.

A base fica no distrito de Washer, na conflituosa província de Helmand, uma dos tradicionais enclaves dos insurgentes, que atribuíram a ação a uma "vingança" pelo vídeo contra o profeta Maomé. Nesta semana, uma onda de protestos tomou conta de diversos países. Os manifestantes se revoltam contra o filme Innocence of Muslims (Inocência dos Muçulmanos, em tradução livre), que foi considerado blasfemo pelos muçulmanos.

"Segundo nossa informação inicial, morreram dois soldados da Otan e 16 talebans", relatou à Agência Efe o porta-voz provincial, Dawoud Ahmadi. Os agressores usaram projéteis, granadas de mão e armas curtas e conseguiram entrar dentro da base, disse a missão da Otan no país (Isaf) em comunicado. Apenas um dos "quase vinte agressores", que foi ferido e preso, sobreviveu.

"O ataque, que começou pouco depois das 22h (hora local), matou dois soldados da Otan, feriu vários mais e causou danos a muitos aviões e estruturas posicionadas no campo de aterrissagem da base", afirmou a organização. "Camp Bastion é seguro. O pessoal da Isaf retirou os corpos dos agressores e estamos analisando os danos sofridos pelos aviões e estruturas, mas não houve impacto sobre nossas operações de terra ou ar", disse o comunicado.

O ataque foi reivindicado por um porta-voz taleban, Mohammed Yousef Ahmadi, que disse ter causado um alto número de baixas entre os soldados estrangeiros e amplos danos materiais, embora os talebans costumem exagerar o alcance de suas ações. "Foi um ato de vingança contra o vídeo anti-islâmico realizado nos Estados Unidos", afirmou o porta-voz taleban.

O governo afegão bloqueou o YouTube para impedir a difusão do vídeo contra o Islã. Nesta sexta-feira houve apenas pequenas manifestações de protesto no leste do país.

De acordo com a televisão britânica, em Camp Bastion está o príncipe Harry, marco da sua segunda estadia militar no Afeganistão. Está em andamento no país o processo de retirada das tropas internacionais. Na última semana, o príncipe Harry já tinha recebido ameaças dos talebans.

Os talebans lutam para derrubar o governo afegão e conseguir a saída imediata de tropas internacionais, com o objetivo de implantar um regime fundamentalista islâmico, como já fizeram entre os anos de 1996 e 2001.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.