Carnaval 2012

SES terá ações especiais no Carnaval para dar assistência aos foliões

Ambulâncias vão ser deslocadas para as áreas de concentração carnavalesca.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h26

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Saúde (SES) estará desenvolvendo ações durante o Carnaval para dar maior segurança aos foliões. Ambulâncias equipadas e com apoio de enfermeiros e médicos estarão prestando serviços no Circuito Deodoro/Cajazeiras/ Madre Deus e Avenida Litorânea. Equipes da Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) farão coletas externas para aumentar o estoque de bolsas de sangue e, no interior maranhense, o enfoque é a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A assistência direta aos foliões será garantida pelas equipes que estarão nas ambulâncias deslocadas para as áreas de concentração carnavalesca, no Centro e na Avenida Litorânea. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão de plantão todas as noites, de sábado a terça-feira de Carnaval.

A coleta externa da Hemomar acontece, nesta quinta-feira (16), no Tribunal de Contas do Estado (TCE). A coordenadora do Setor de Captação de Doadores da Hemomar, Maria do Socorro Oliveira, disse que o principal foco da campanha é estimular doações para manter o estoque adequado ao atendimento da demanda transfusional dos hospitais durante o Carnaval, quando a demanda aumenta. “Doar sangue é um processo simples, rápido e o doador não precisará perder o Carnaval para realizar este gesto tão nobre”, esclareceu.

Durante o período da campanha, que se estenderá até o dia 20 deste mês, as unidades móveis da Hemomar atuarão de forma programada nos Bairros Vicente Fialho, Cidade Operária, Calhau e Praça Deodoro, diminuindo o tempo de deslocamento dos voluntários para fazer a doação de sangue. Na segunda feira (20) a coleta será feita até as 12 horas, na sede do órgão, localizado na Jordoa.

Ação em Barreirinhas

Com apoio da Gerência Regional de Saúde, da Prefeitura Municipal de Barreirinhas, de ONGs e instituições parceiras, o Departamento de DST/Aids da SES realizará atividades de mobilização e conscientização na sexta-feira (17), na cidade de Barreirinhas.

Serão distribuídos preservativos e dadas orientações de práticas sexuais seguras com homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, afro-descendentes, caminhoneiros e outros segmentos de maior vulnerabilidade do município.

Durante todo o dia serão realizadas palestras educativas para grupos específicos, distribuição de material educativo, de folderes e preservativos em prostíbulos, postos de combustível e outros. Também será realizada gincana carnavalesca com concurso para mulheres, adolescentes com performance de melhor fantasia com o tema “Prevenção e Camisinha”.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.