Greve

Bancos não apresentam proposta e greve continua nesta terça

Atualizada em 27/03/2022 às 13h07

SÃO PAULO - A greve dos bancários chegou ao seu 13º dia nesta terça-feira com novas adesões, segundo informações da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro). O número de agências fechadas ficou em 7.054 estabelecimentos, em 26 Estados mais o Distrito Federal.

A paralisação continua nesta terça-feira. A expectativa dos bancários era de que a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) apresentasse nova proposta hoje, que seria votada em assembleias nesta tarde. Como não houve manifestação da Federação, as votações não ocorreram.

Na sexta-feira, em reunião com os representantes da greve, a Fenaban afirmou que realizaria nesta segunda um reunião dos presidentes dos bancos, que poderia gerar uma nova proposta.

O bancários reivindicam 10% de reajuste do salário da categoria e garantia de emprego em caso de fusão. Os bancos ofereceram aumento de 4,5%.

Alternativas

Como alternativa para pagamentos de contas, a Fenaban (Federação Nacional de Bancos) informa que uma das maneiras mais cômodas é pelas centrais telefônicas dos bancos.

Os clientes que tiverem dificuldades em pagar contas nas agências também podem recorrer aos canais de atendimento remoto, composto por 170 mil caixas eletrônicas e 108 mil correspondentes não bancários como casas lotéricas, farmácias, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.

Os bancos ressaltam, ainda, que oferecem serviços de débito automático para pagamento de contas de consumo (água, luz e telefone), além de realizar transações por meio de internet banking e mobile banking --operações por meio de celulares.

A Fenaban informou que essas alternativas funcionarão normalmente, assim como os serviços de compensação de cheques, transferência de recursos via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TED (Transferência Eletrônica Disponível), o recolhimento de depósitos e pagamentos nos caixas eletrônicos e o abastecimento de numerário desses equipamentos.

Para localizar uma agência ou posto de atendimento bancário em qualquer ponto do país, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disponibiliza em seu site na internet uma ferramenta de busca e localização de endereços. As informações são da Folha Online.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.