Capacitação

Projeto forma jovens em Direitos Sexuais

Foram dois anos de atividades do projeto que vai ser encerrado nesta quarta.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h11

SÃO LUÍS - Cerca de 150 adolescentes e jovens de sete comunidades de São Luís concluem, amanhã (19), o projeto "Desenvolvimento de Capacidades em Direitos Sexuais e Reprodutivos: A Voz dos Jovens". Foram dois anos de atividades intensas, reuniões, seminários, palestras, passeatas e campanhas, nas quais cada adolescente e jovem teve a oportunidade de aprender e de multiplicar em escolas e postos de saúde o conhecimento sobre o tema que obtiveram por meio do projeto.

Houve, ainda, a capacitação de 60 professores de escolas públicas das áreas abrangidas pelo projeto, no intuito de promover melhorias na metodologia e adequação do trabalho desenvolvido por eles, para que alguns temas transversais deixassem de ser um tabu em sala de aula. "Antes do projeto, era muito difícil falar para os alunos do nu na disciplina de artes. Mas hoje parece a coisa mais natural do mundo", declarou a professora Conceição Oliveira Paixão, da escola João do Vale, no Gapara.

O projeto é uma realização da Plan Brasil com a facilitação da Bemfam (Bem Estar Familiar no Brasil), que participam do encerramento amanhã, a partir das 14h, no auditório do Parque Botânico Vale do Rio Doce. Estarão presentes, a gerente da Unidade de Programas da Plan em São Luís, Célia Bonilha; a coordenadora da Bemfam no Maranhão, Graça Lima; representantes das secretarias de Educação e Saúde do Estado; e membros do Grupo Gestor Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, o qual dará continuidade às ações.

Programação

14h - Abertura

14h30 - Apresentação dos resultados da pesquisa CAP (Conhecimentos, Atitudes e Práticas em SSR) e mostra do comparativo da pesquisa diagnóstico do início do projeto com a atual.

15h - Relatos de experiências e depoimentos de três professores, três jovens multiplicadores e de quatro jovens ativistas e monitores.

16h - Apresentação cultural dos jovens participantes do projeto.

16h30 - Encerramento.

Com informações da Assessoria de Comunicação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.