Para Calouros

Abertas inscrições para o Jovens Talentos para a Ciência

Divulgação/UFMA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS – Oportunidade: esta é uma palavra chave para os estudantes quando entram em uma universidade. E uma valiosa oportunidade acaba de surgir aos graduandos de todas as áreas de conhecimento que concluíram o ensino médio no final de 2012 ou 2013, pois o programa de incentivo à iniciação científica Jovens Talentos para a Ciência abriu hoje (6) inscrições para o processo que selecionará estudantes para inseri-los precocemente no meio científico, preparando-os para participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Programa Ciência sem Fronteiras, Programas de Iniciação Científica (PIBIQ/CNPq) ou outros programas. Serão concedidas até 11 mil bolsas de iniciação científica, pelo período de até doze meses, a serem implementadas a partir de 2 de janeiro de 2015.

Os estudantes deverão realizar sua inscrição exclusivamente pelo site http://jovenstalentos.capes.gov.br/, de 5 a 20 de junho 2014. A seleção será realizada mediante aplicação de prova seletiva a ser realizada em cada universidade – inclusive na UFMA - no dia 14 de setembro de 2014, com início às 13h, horário oficial de Brasília (DF).

A prova tem duração máxima de quatro horas e 30 minutos, de caráter objetivo de conhecimentos gerais, em ciências exatas e humanas, e é composta por questões de múltipla escolha. O exame será realizado nos campus do Bacanga, Pinheiro e Imperatriz.

O estudante deve atender aos seguintes requisitos para participar do processo seletivo: estar regulamente matriculado em curso de graduação na modalidade presencial em Instituição Federal de Ensino Superior que aderiu ao PJT-IC; ter concluído o ensino médio no final de 2012 ou 2013; ter ingressado na primeira graduação no primeiro semestre de 2014; não possuir vínculo empregatício; não acumular a Bolsa do Programa Jovens Talentos para a Ciência com bolsas de estudos de outros Programas da Capes ou do CNPq ou de outras instituições nacionais ou internacionais; e não estar em débito, de qualquer natureza, com a Capes, CNPq ou outras agências ou instituições de fomento à pesquisa.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Capes ou na DIAAC/PROEN, de telefone (98) 3272-8736.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.