Inauguração

Ribamarenses ganham fábrica de gelo

O empreendimento tem como principais objetivos melhorar a cadeia produtiva do pescado e marisco na cidade.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h27

SÃO LUÍS - Numa grande festa popular, que contou com a participação de dezenas de pescadores e marisqueiras, o prefeito reeleito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva (DEM), inaugurou, na tarde desta quarta-feira (12), a primeira fábrica de gelo do município.

O empreendimento tem como principais objetivos melhorar a cadeia produtiva do pescado e marisco na cidade, beneficiando diretamente, com preços mais acessíveis e ótimas condições de armazenamento e produção, mais de três mil pescadores e marisqueiras ribamarenses.

'Esta fábrica é mais uma grande obra que estamos entregando aos ribamarenses. É um empreendimento construído com recursos do povo e que vai beneficiar o povo de nossa cidade, em especial os pescadores e marisqueiras', afirmou Luís Fernando.

'Nossa administração recebeu aprovação máxima nas urnas porque trabalhamos em prol do povo. O dinheiro público é, e sempre será, empregado de forma correta e transparente', completou o prefeito.

O pescador Antônio Macedo classificou a construção da primeira fábrica de gelo de São José de Ribamar como um sonho que finalmente tornou-se realidade. 'Diferente de outros políticos que passaram pela Prefeitura de Ribamar, Luís Fernando é um prefeito sério e cumpre o que promete. Esta fábrica trará muitos benefícios para os pescadores, visto que, poderemos comprar o gelo mais barato e ainda armazenar o nosso pescado', disse.

Construída com recursos próprios do governo municipal em um terreno localizado no Porto das Seribeiras, no bairro Vieira, sede da cidade, a fábrica tem capacidade para produzir 342 barras de gelo a cada 24 horas. Além disso, possui uma câmara frigorífica com capacidade para armazenar até 15 toneladas de produtos – pescado ou marisco.

Visando oferecer um preço mais acessível ao pescador e marisqueira, e desta forma forçar a concorrência privada a baixar o preço, a unidade da barra de gelo na fábrica está sendo comercializada ao preço de R$ 3,50 – um real mais barato que o valor praticado nas fábricas particulares existentes na cidade.

Os mais de três mil pescadores e marisqueiras cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Meio Ambiente (Semagri), Colônia de Pescadores de Ribamar, Associação de Pescadores de Ribamar, Associação de Marisqueiras de Ribamar e Sindicato dos Pescadores de Ribamar, podem armazenar gratuitamente a sua produção na câmara frigorífica da fábrica, o que contribuirá para inibir a ação dos chamados atravessadores.

A localização estratégica da fábrica – construída em um terreno no Porto das Seribeiras, cuja infra-estrutura foi recentemente recuperada pela Prefeitura ribamarense, o que melhorou o embarque e desembarque do pescado e marisco – é outro fator que também contribui para afastar os atravessadores.

A primeira fábrica de gelo de São José de Ribamar possui, ainda, poço artesiano, rede de alta tensão com subestação aérea (o que permitirá que os equipamentos não parem por falta de energia elétrica), e é dotada de equipamentos modernos e digitais necessários para o seu bom funcionamento – triturador de gelo, tanque de salmoragem, tanque de refrigeração, cilindro de amônia, pentes com formas de gelo, dentre outros.

Também participaram da inauguração o vice-prefeito Ribamar Dourado; os vereadores Djalma, Antônio Augusto e Marlene Monroe; o vice-prefeito eleito, Gil Cutrim; além de várias lideranças políticas e comunitárias do município.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.