Primeira etapa do projeto Rio das Bicas será entregue

Atualizada em 27/03/2022 às 14h11

SÃO LUÍS - Será inaugurada segunda-feira(11/12) a primeira fase do projeto Via Parque Rio das Bicas. Esta etapa, compreende uma extensão de 15 mil m2, entre a avenida Vitorino Freire e a ponte do Canal da Macaúba, na avenida dos Africanos.

Com a conclusão das obras, a população terá uma área urbana de contemplação e de lazer, onde as pessoas poderão observar a paisagem, fazer atividades como caminhada, corrida, ginástica e ciclismo, num espaço totalmente requalificado, seguro e iluminado.

As obras da primeira etapa incluem calçadões, ciclovia e áreas de observação da paisagem do rio. Está previsto também a construção de uma barreira de contenção para impedir o avanço da água e a destruição do espaço requalificado.

O projeto de iluminação para o local foi desenvolvido especialmente para proporcionar aos usuários maior conforto visual. Por não ter a urbanização de uma avenida padrão, o Via Parque obedece a critérios de luminosidade especiais que levam em consideração o trânsito de veículos, pedestres e as áreas verdes, principalmente a altura das árvores, que não permite postes altos com lâmpadas de maior potência.

O espaço também está recebendo ajardinamento com flores tropicais e arborização. Entre as espécies de grande porte estão árvores nativas do Brasil como o pau-brasil, aroreira-vermelha, ingás e mongubas.

Os trechos que correspondem à avenida Vitorino Freire, início da avenida dos Africanos, estendendo-se até a ponte sobre o Canal das Areinhas e o trecho que segue até a Praça dos Escoteiros receberão o plantio de aproximadamente 360 mudas, dentre 25 espécies diferentes.

O Via Parque compreende também toda a extensão da avenida dos Africanos, parte da avenida dos Franceses até o retorno do aeroporto, numa extensão de aproximadamente 9,5 quilômetros. Essas áreas serão contempladas com obras nas próximas etapas do projeto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.