Governo quer aumentar número de alíquotas no IR para pessoa física

Vivian Oswald - O Globo

Atualizada em 27/03/2022 às 15h20

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, disse nesta sexta-feira que o governo já pensa em apresentar uma nova tabela do Imposto de Renda da pessoa física. Ele não antecipou como isso seria feito, mas afirmou que não acha adequado o atual número de alíquotas (duas: 15% e 27,5%).

- Acho que deveria ter mais alíquotas. Mas não se mexe em tabela do Imposto de Renda na Constituição. Uma nova tabela, se for decisão do governo, e acredito que será, poderá ser apresentada em lei complementar.

O ministro, que descartou o aumento da carga tributária (leia aqui), afirmou que estudos e simulações são feitos permanentemente pela Receita Federal. O debate sobre uma nova tabela, segundo ele, virá naturalmente depois da reforma tributária.

- Ou o governo vai propor uma tabela ou os parlamentares. Todas as mudanças devem buscar a justiça fiscal. O que acontece hoje é que a classe média é quem mais tem que pagar impostos. O importante é que quem ganhe mais pague mais, quem ganha menos pague menos e as pessoas que nada podem devem receber o imposto inverso. É o que vai acontecer com a renda mínima.

O ministro lembrou ainda que uma das formas de promover justiça fiscal é criar a progressividade do imposto sobre heranças, tema que foi incluído no texto da reforma apresentado pelo governo.

- Uma pessoa que tem um apartamento de herança não pode pagar o mesmo do que uma outra que receba 50 fazendas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.