Programa de estágio no MA é experiência de sucesso

Agência Sebrae 03/10/2002 às 02h00

Aconteceu hoje a solenidade de encerramento do Programa de Estágio Extracurricular (Proex), parceria que reúne o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Gerência de Desenvolvimento Econômico (GDE), através do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores.

No evento, realizado no auditório Armando Nogueira (Sebrae Jaracaty), foram homenageados parceiros, alunos e as empresas participantes do Programa.

O Proex faz parte do projeto "Programa de estágio extracurricular: desafios e possibilidades para o exercício da capacidade empreendedora", que tem como objetivo a formação de empreendedores, através da capacitação e vivência do funcionamento global de uma empresa.

Participaram alunos inscritos no Programa de Estágio Extracurricular do Departamento de Assuntos Estudantis da UFMA, das áreas de Ciências Humanas, Sociais e Tecnológicas.

O Programa foi realizado em cinco etapas. A primeira, foi a capacitação de 60 alunos, através dos cursos Aprender a Empreender, Saber Empreender, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, palestras sobre Marketing Empresarial e com repasse da experiência de empresários locais.

A partir daí, foram selecionados 20 alunos que atenderam aos critérios de assiduidade, pontualidade, participação, desenvoltura, perfil empreendedor e avaliação dos trabalhos realizados durante as atividades.

Para sensibilização dos empresários, foram realizadas visitas dos alunos às empresas participantes do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), além de Encontro Empresas/Estagiários.

Os alunos selecionados foram encaminhados para as empresas que aderiram ao programa com a finalidade de realizar estágio de seis meses, onde tiveram a oportunidade de observar e vivenciar a rotina de trabalho de cada setor da empresa.

Durante o período, os alunos foram acompanhados e avaliados em visitas aos campos de estágios e reuniões periódicas, além de receber orientação na Elaboração de Plano de Negócio e/ou Proposta Inovadora.

A experiência do Proex foi apresentada em novembro do ano passado, em Aracaju, no 5º Fórum Nacional de Pró-Reitores com grande repercussão. "Tanto que nos sentimos motivados a inscrever o Programa no Encontro Nacional de Estágio, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi e conseguimos contemplar seis trabalhos", diz Fernanda Santos Pinheiro, do Departamento de Assuntos Estudantis da UFMA.

O Encontro acontece em dezembro desse ano, em Vitória.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

Selo IVC
© 2019 - Todos os direitos reservados.