Agricultura familiar

Governo entrega título de terra em São Luís Gonzaga

Na oportunidade, foi entregue o Mercado Municipal Luciano Moreira.

Divulgação/Sedes

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

SÃO LUÍS DO GONZAGA - Os 159 anos de emancipação política da cidade de São Luís Gonzaga foi comemorado, nesta quarta-feira (12), com a entrega de título definitivo de posse da terra, inauguração e anúncios de obras e vistorias de outras ações do governo Estado que estão em andamento no município.

Na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, o agricultor familiar quilombola Antonio Gilvan recebeu das mãos do secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, o documento que garante a regularização da comunidade quilombola de Promissão Velha – uma área de 179 hectares, onde vivem 85 famílias.

“Isso aqui é tudo para nós. A nossa vida. Agora, vamos trabalhar com mais afinco em uma área que é nossa”, disse entusiasmado Antonio Gilvan ao refletir anos de luta pela posse da terra. “O quilombola José Neves – um dos fundadores da comunidade – disse que o título é um grande sonho, agora realizado. “Aguardávamos com ansiedade por esse momento. Agora, vamos trabalhar no que é nosso, no que nos pertence”, comemorou.

Em nome da governadora Roseana Sarney, o secretário Fernando Fialho garantiu novos benefícios para a comunidade quilombola. “Vamos implantar em Promissão Velha um sistema simplificado de abastecimento de água com rede de distribuição, beneficiando inicialmente 21 famílias. Os investimentos são de R$ 177 mil”, ressaltou.

Fialho garantiu ainda que a comunidade vai ganhar também a reforma de 23 casas já existentes e a construção de 65 novas moradias como parte do Programa de Habitação Rural e a construção da estrada vicinal que vai interligar Promissão Velha à MA 247. “A estrada vicinal vai assegurar de forma rápida e segura o escoamento da produção agrícola da comunidade”, afirmou.

O presidente de Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Luíz Alfredo Fonseca, disse que o título entregue aos quilombolas de Promissão Velha faz parte da Política Fundiária, instalada pelo governo do Estado, cujo resultado foram 278 assentamentos, beneficiando 35 mil famílias. “Temos, no Maranhão, projetos de assentamentos que incluem não apenas a posse da terra, mas uma gama de ações para propiciar a essas comunidades, sua autosustentabilidade”, disse.

Na oportunidade, foi entregue à comunidade o Mercado Municipal Luciano Moreira.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.