Noite de luar

Janeiro fecha com Superlua, Lua Azul e Lua de Sangue em uma só noite

Laboratório Ilha da Ciência promove a observação em São José de Ribamar.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Lua de Sangue
Lua de Sangue (Foto: Divulgação)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR – O dia 31 de janeiro será marcado pela ocorrência simultânea de três fenômenos lunares: a Superlua, a Lua Azul e Lua de Sangue. Cumprindo o propósito de aproximar a comunidade da ciência, o laboratório Ilha da Ciência, da Universidade Federal do Maranhão, promoverá, em parceria com a Secretária Municipal de Cultura de São José de Ribamar, uma observação participativa no município.

A Superlua ocorre quando a Lua, na fase cheia, fica mais próxima da Terra, é o elemento conhecido por perigeu. A Terra então se alinha com a Lua e o Sol em um mesmo plano. Esse fenômeno, explica o professor Antônio Oliveira, coordenador do Ilha da Ciência, faz com que aparentemente, no horizonte, a Lua fique maior e mais brilhante do que em dias comuns. Depois, vem a Lua Vermelha, ainda em consequência do alinhamento dos astros, de forma que o globo terrestre fica exatamente entre a Lua e o Sol. O tom que a caracteriza vem da sombra que a Terra projeta no satélite natural.

A Lua Azul, na verdade, não é um fenômeno. Quando ocorrem duas luas cheias no mesmo mês, a segunda recebe o nome de Blue Moon ou Lua Azul. A principal causa para ocorrência é a diferença entre o calendário gregoriano e o calendário lunar, que resulta no fenômeno a cada dois anos.

O professor esclarece que a Lua de Sangue não será visível no Brasil, tampouco na América Latina, mas ressalta sua excentricidade. “A combinação dessas três Luas é rara, só ocorrerá novamente daqui a 150 anos. Esperamos através dela atrair o público ribamarense e tornar a ciência um bem popular”, declarou.

O “Ribamar, olhe para o céu”, ocorrerá no dia 31 de janeiro, a partir das 18h, no cais do porto, em frente da igreja (ao lado do parquinho). O evento disponibilizará telescópios, além do suporte da equipe do laboratório Ilha da Ciência para observação de dois dos três fenômenos mencionados. Entrada franca.

Veja outros fenômenos previstos para 2018:

Eclipse parcial do Sol – 15 de fevereiro

Chuva de meteoros Líridas – 22 de abril

Superlua – 13 de julho

Chuva de meteoros Delta Aquáridas – 28 de julho

Superlua – 11 de agosto

Chuva de meteoros Perseidas – 12 de agosto

Eclipse total da Lua – 27 de julho

Chuva de meteoros Orônidas – 23 de outubro

Chuva de meteoros Leônidas – 17 de novembro

Chuva de meteoros Geminidas – 13 de dezembro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.